O Censo Demográfico 2022, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou no dia 1º de agosto e segue até 31 de outubro.

A pesquisa percorre todos os domicílios brasileiros com a finalidade de contribuir para tomadas de decisão por parte do Governo Federal sobre serviços básicos.

Ou seja, educação, saúde, emprego, transporte e o que diz respeito ao bem-estar pessoal, social e econômico do brasileiro é planejado com base nas informações do Censo.

Mas em caso de condomínios, como funciona a coleta de dados? Confira a seguir.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Como o Censo Demográfico é feito em condomínios?

Os rescenceadores visitam todos os domicílios do Brasil, logo, é fundamental que o morador atenda e responda às perguntas do Censo Demográfico.

Segundo Eurico Campos, chefe da agência do IBGE em Itajaí (SC), “o rescenceador não precisa entrar na casa da pessoa, podendo ser recebido do lado de fora. Em caso de condomínios, no hall de entrada”.

Bem como ele também explica que alguns prédios exigem ofício com a matrícula e documento de identidade do visitador, com data e horário da visita marcados antecipadamente.

Sendo assim a administradora do condomínio Dataceni de Balneário Camboriú – SC, explica que lá eles também confirmam a identidade do rescenceador previamente. Ainda mais, mandam aos condôminos um aviso informando a data e o horário que farão a visita.

Do mesmo modo, a sócia do Von Gartner Síndicos Profissionais, Natália Dartora, envia com antecedência orientação aos zeladores para verificar e dar suporte nos atendimentos.

No Edifício Comendador Pietro Zanella (BC/SC), todos os moradores já responderam ao Censo Demográfico, segundo a síndica.

Questões de segurança

Para garantir segurança, os rescenceadores trabalham uniformizados com colete, boné e equipamentos de proteção adequados e com os logos do IBGE e Governo Federal. Além disso, eles utilizam o dispositivo móvel de coleta (DMC).

O morador pode confirmar a identidade do visitador no QR Code no crachá ou ligar para o 0800 721 8181. Também é possível fazer isso no site do IBGE www.ibge.gov.br.

Ainda, tdas as informações são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos.

Responda o Censo Demográfico pelo celular

Por fim, visando facilitar a coleta de dados, o Censo Demografico também pode ser respondido por celular ou na internet.

Para isso, é preciso aguardar que o rescenceador vá até sua casa ou prédio. Então, informe que deseja responder de forma on-line e ele te passará um código com validade de 7 dias.

Em outras palavras apenas um morador responde por todos no domicílio. Então o questionário leva, em média, 15 minutos para ser respondido.

Viu que fácil? Agora não tem mais desculpas para não responder o Censo Demográfico, não é?

Roderjan