O Consumo de Energia nos Condomínios Horizontais

Não raro, nos condomínios horizontais os principais vilões de consumo de energia são as luminárias externas que iluminam os acessos e cercam todo o condomínio, bem como os motores de piscinas e portões.  A reportagem do portal Condomeeting esteve visitando o Condomínio Horizontal Vila Rica em Balneário Camboriú, e conversou com o gestor condominial Gustavo Bonissoni, que está em busca de alternativas que possam diminuir as contas com energia elétrica. Ele informou que existem 4 portões automatizados sendo usados pelos moradores e visitantes, e que são considerados os maiores vilões do consumo de energia no condomínio.

 Conforme o especialista em eficiência energética Marco Aurélio Souto, “pode ocorrer o redimensionamento dos motores dos portões e das piscinas, resultando numa economia de até 50% e no caso dos postes de rua, poderá ser feita a substituição das lâmpadas pelas Lâmpadas Street Light LED, chegando a 88% de economia”. Lembrou que motores muito pesados gastam mais energia, e o ideal seria buscar uma alternativa como por exemplo, substituir por um motor de empurrar em vez de levantar, ou até mesmo substituir por uma cancela.  

De acordo com Marco Aurélio, “o condomínio pode gerar a sua própria energia, através da Energia Solar fotovoltaica onde o investimento inicial poderá ser compartilhado entre os moradores, diminuindo os custos com a aquisição”. Dentre os benefícios está o uso de energia limpa e renovável, retorno do investimento através da redução dos valores das contas de luz, tanto das casas ou apartamentos, como das áreas comuns do condomínio.

Matéria: Mirian Rodrigues e Marcia Regina Rodrigues

email: condomeeting@gmail.com / soaquicondominios@gmail.com

Local: Condomínio Vila Rica em Balneário Camboriú

Acompanhe os projetos, vídeos e eventos no Instagram: @condomeeting

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram: @revistasoaquicondominios

Veja nosso https://www.facebook.com/revistasoaquicondominios/ e https://www.facebook.com/condomeeting/

Confira outras matérias: https://condomeeting.com.br/

Leia ainda: https://condomeeting.com.br/diante-do-atual-quadro-de-pandemia-e-as-consequencias-financeiras-que-providencias-o-sindico-deve-tomar/

Acesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s-0K1mhTdUM

ver mais matérias condominiais:https://www.egonoticias.com/economia-e-negocios/condominios/