Muitos síndicos desejam e buscam por soluções, produtos e serviços que promovam bem-estar, conforto, segurança e qualidade de vida para moradores, prestadores de serviços e visitantes dos condomínios. Dentre as recentes inovações que surgiram no mercado, a portaria remota tem atraído a atenção e curiosidade de muitos síndicos, moradores e administradoras de condomínios.

Segue abaixo cinco razões para migrar para uma portaria remota.

1. Processo

Já morei em diversos condomínios e um dos maiores problemas é implantar procedimentos e fazer todos moradores e visitantes seguirem esses procedimentos. Muitos se sentem superiores aos demais, outros são indisciplinados e muitos reclamam e retaliam quando cobrados pelo porteiro. E o não cumprimento de procedimentos mínimos na portaria compromete todo o processo e pode provocar problemas de insegurança e relacionamentos.

Quando você coloca portaria remota, as relações se tornam menos pessoais e presenciais. O foco agora é no processo e no procedimento que será aplicado a todos de forma igual. Não deve haver tratamentos privilegiados a morador A ou B excetuando casos que demandem alguma atenção especial. A interação por não ser mais presencial produz menos problemas, ameaças, perseguição e retaliação ao porteiro. Afinal, afastamos a portaria e o porteiro do olho do furacão.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

2. Continuidade

Canso de ver portarias em condomínios abandonadas porque não se consegue implementar o plano B (reposição) quando o porteiro está doente ou não comparece ao trabalho. O plano C é sempre o auxiliar de limpeza, zelador ou síndico assumir o posto.

Um processo para ser eficiente deve ser contínuo. Ou seja, não se pode parar o processo por falta de uma pessoa na portaria. Quando você contrata uma empresa de portaria remota, você tem plano B e C para casos de emergências. Mas sempre importante você exigir no contrato a execução desses planos de contingência sob pena de multas por descumprimento de contrato.

3. Informação

Outro grande problema em portaria é saber: Quem entrou? Quanto tempo ficou? Estava autorizado? Quando pode entrar? Mais do que simplesmente abrir e fechar a porta, um sistema de portaria deve armazenar toda informação possível (conversa, imagem e dados) sobre acesso de moradores, visitantes e usuários do condomínio.

E mais importante do que simplesmente armazenar dados é ter certeza de que eles estão seguros num lugar remoto e que seja feito backup na nuvem. Melhor ainda quando o morador recebe no seu aplicativo a notificação em tempo real da entrada e saída de seus filhos, cônjuge, empregada e demais prestadores de serviços. Isso é sinônimo de bem-estar, conforto e tranquilidade.

4. Liberdade

Quantas vezes não conseguimos sair de casa porque estamos esperando aquela tão esperada encomenda, documento, SEDEX ou visitante? Você teria muitas outras coisas para fazer, mas tem que estar fisicamente no apartamento ou na casa para recebê-los.

Quando se investe numa portaria remota uma das principais vantagens é você falar diretamente com quem acionou o botão na portaria através do seu celular. E você não precisa estar fisicamente presente para liberar um acesso. Existem soluções no mercado onde o morador pode enviar um QR code ou chave eletrônica para o visitante. Ao chegar no local, basta apresentar o QR code ao leitor para ter acesso liberado sem precisar acionar a portaria remota. Ah! Esse QR code ou chave deve expirar após uso para evitar que seja usado por mais pessoas.

5. Lucros

Muitos síndicos pensam em adotar portaria remota, mas dizem que não têm recursos e ainda devem atender outras prioridades: piscina aquecida, comprar geradores, equipar academia, pagar folha… Não compram portaria remota porque não têm recursos. Não têm recursos porque gastam mais e gastam mais porque não tem portaria remota. Circulo vicioso e negativo. Lençol curto para cobrir cabeça e pés.

Quando se investe em portaria remota você consegue diminuir custos como folha de pagamento, custos com manutenção de portões eletrônicos e interfones, indenizações a moradores ou funcionários, horas extra… Essa economia subsidiará justamente aqueles outros investimentos que o síndico mais deseja fazer no condomínio. A portaria promove receita e não mais custos.

Tenho viajado por todo Brasil fazendo várias palestras de lançamento de portaria remota para síndicos, pois notei que eles precisam vender a portaria remota internamente para os moradores. Eles precisam ter mais ferramentas para poder convencer moradores a investir numa tecnologia que veio para ficar, inovar todo o processo e promover benefícios extraordinários.

Marcos Antonio de Sousa
Graduado em Engenharia Elétrica na UFPB e pós-graduado em Marketing pela FGV. Master e Trainer em PNL. Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Palestrante Internacional, escritor e treinador especialista em vendas, comportamento e neurovendas.