A escolha da iluminação certa pode dar outra cara aos empreendimentos. Uma boa pesquisa na hora de pensar na iluminação de condomínios, unidades residenciais e escritórios pode trazer mais valorização aos imóveis e oferecer mais modernidade ao conjunto.
Segundo Vandré Oliveira, administrador especialista em iluminação, a área da iluminação está em constante evolução no cenário arquitetônico. Desse modo, o mercado sempre está aquecido com atualizações.
Falando sobre dicas e tendências, um dos pontos que mudou muito com o passar dos anos foi a distribuição da iluminação nos ambientes. Antes, era disposto apenas uma luz central para clarear tudo. Hoje, existem opções bem mais modernas e agradáveis do ponto de vista da arquitetura.
Sob o mesmo ponto de vista, ele traz como exemplo as luzes com rebatedores, que, aliada as luzes periféricas, trazendo eficiência e sutileza ao espaço.
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- Vício construtivo: de quem é a obrigação de notificar a construtora?
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- O que fazer em caso de vazamento no condomínio?
_____________________________________________________________________________________________________
Tecnologia
Outro ponto abordado pelo especialista é a disposição de iluminação em LED. De acordo com ele, a tecnologia é mais eficiente e traz melhor entrega da luz aos ambientes. No entanto, é necessário ter atenção à instalação e aos materiais utilizados, que devem ser de extrema qualidade. Por fim isso vai dar mais vida útil ao produto.
Bem como ao ser indagado sobre os mitos e verdades sobre a iluminação, Vandré ainda comentou que a luz branca e a luz amarela tem o mesmo potencial de iluminação. Do contrário da opinião comum de que a branca ilumina melhor.
De acordo com ele: “Acontece que você tem uma lâmpada de 800 lúmens (unidade de medida para iluminação) amarela e a branca de mil lúmens, é lógico que a branca vai iluminar mais. Mas se os valores forem semelhantes, ambas vão iluminar igual”, complementa.
A importância de uma iluminação eficiente na arquitetura
Para casos gerais, de acordo com o especialista, a melhor opção é a cor neutra. Sendo assim, ela não traz extremos e se adequa melhor a todos os ambientes. No entanto, se seu objetivo for dar mais conforto ao espaço, pode apostar em luzes mais amareladas e suaves que trazem mais conforto.
Por fim, Vandré conclui em tom de humor sobre a importância da iluminação eficiente: “Não adianta ter um belo piso, uma bela cortina, um belo quadro, se não tem uma luz para destacar”, pontua.
Uesley Durães | Redação Condomeeting via CondTV
