Segundo Rebello (2008, p. 57), recalque é a deformação do solo quando submetido a cargas, provocando movimentações na fundação que, dependendo da intensidade, podem resultar em sérios danos à estrutura. Todas as edificações estão sujeitas à recalques até que se atinja o equilíbrio entre a carga aplicada e o solo. Cada caso é um caso, e variáveis diferentes interferem nos valores de recalques admissíveis para cada edificação.

Segundo Teixeira e Godoy (1998) a fixação desses valores admissíveis é dificultada pela gama de materiais envolvidos nas construções, como também na dificuldade de se avaliar a interação
solo-estrutura de um dado problema. Na literatura encontramos os níveis de recalques admissíveis para edificações de acordo com a idade e tipo de fundação, e estes são usados como referência quando do controle de recalque da edificação.

Quando existe camada compressível de solo, o movimento da camada, provocado por cargas verticais assimétricas, afeta o comportamento das estacas que atravessam essa camada. Conforme
a figura abaixo, as cargas verticais assimétricas podem ser provocadas por aterro (a) ou por escavação (b).

FONTE: (ALONSO, 1991)

Segundo Alonso (1991), se os esforços transversais advindos desse efeito não forem equilibrados pelas estacas, ou por um escoramento da estrutura, esta poderá se deslocar transversalmente, aparecendo fissuras na mesma.

Estudos de solo e da vizinhança evitam danos nas edificações laterais

Quando a obra nova para execução do arrasamento do estaqueamento faz o rebaixamento do nível do lençol freático e tais fundações distam poucos metros da vizinhança, esta pode sofrer com movimentações em suas fundações. Que por sua vez, podem provocar danos estruturais devido à ocorrência de recalques diferenciais, e consequentes distorções angulares na infraestrutura da edificação.

Por isso é de grande importância que o síndico contrate a realização de estudo detalhado do solo e da vizinhança quando da execução de obra nova, pois a escavação ou aterro descuidado de um terreno, e rebaixamento de lençol freático, podem influenciar as fundações de construções
circunvizinhas, bem como ocorrer a sobreposição de bulbos de tensões.

Evitando fissuras, trincas e rachaduras

O conhecimento do comportamento da estrutura da edificação de maneira preventiva minimizará custos adicionais no futuro, além de evitar acúmulos de movimentos diferenciais. Também as distorções angulares que resultarão em fissuras, trincas e rachaduras, danos em elementos de fechamento bem como de revestimentos e de decoração por onde podem haver infiltrações, acelerando o processo degenerativo de todos os elementos envolvidos, onde o custo para execução do conserto no futuro pode resultar em elevada monta.

Quando houver execução de obras novas na vizinhança o condomínio deve contratar empresa especializada para realização do controle de recalques da sua edificação. Neste controle de recalques será verificado por meio de benchmark, nível e aparelhos fixados nos pilares, a velocidade de recalques diferenciais e distorções angulares, trazendo segurança aos moradores em conhecer se o edifício está se movimentando ou não, e para que assim medidas preventivas ou corretivas possam ser tomadas com agilidade e segurança.

Autor:

Eng. Paulo Carelli

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: Veja o que encontramos nesse condomínio e se surpreenda 

E mais:  https://condomeeting.com.br/seguranca-e-o-manual-do-morador/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/o-que-mudou-na-rotina-dos-moradores-de-condominios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/destituicao-ou-inclusao/