A inalação do gás monóxido de carbono que recentemente ocasionou a morte de brasileiros da mesma família no Chile e no Brasil, trouxe à tona novas discussões sobre a segurança do uso de equipamentos a gás em ambientes residenciais e hotéis.
Nos condomínios, embora não exista nenhuma lei federal ou artigo que trate exclusivamente da responsabilidade do síndico sob as instalações de gás, é importante que ele fique atento às manutenções.
Pois existe uma série de normas técnicas, selos e manuais que indicam os produtos e formas de instalação mais seguros. Os moradores também devem estar atentos a importância do teste de monóxido de carbono no seu apartamento.
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A utilização de máscaras dentro dos condomínios
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_____________________________________________________________________________________________________
O Que é o monóxido de Carbono?
O monóxido de carbono é um gás produzido com base na queima incompleta de material combustível rico em carbono. Apesar de suas aplicações na indústria, é um gás asfixiante muito tóxico que, dependendo do tempo de exposição e da quantidade inalada, pode levar à morte.
O Que é o monóxido de carbono causa quando inalado?
Após sua inalação, o monóxido de carbono pode causar leves sintomas de envenenamento, dores de cabeça e até falhas na respiração, levando à morte. Os sintomas dependem da concentração de CO no ar atmosférico e do tempo de exposição ao gás. Uma exposição rápida ao gás pode levar a desmaios, sensação de confusão, náusea e dores de cabeça.
Quando o tempo de inalação aumenta, os sintomas agravam-se e podem causar intoxicação do sistema nervoso central, convulsões, diminuição na frequência cardíaca e na respiração, provocando a morte do organismo.
Como é produzido o monóxido de carbono?
O monóxido de carbono é produzido pela má queima de combustíveis nos equipamentos tais como fogões, aquecedores a gás, chapas, fritadeiras, churrasqueiras etc.
Qual a importância do teste de monóxido de carbono no seu apartamento ou estabelecimento comercial?
Devido a possível má queima desses equipamentos e devido a toxidade do monóxido de carbono devemos sempre manter os equipamentos com a manutenção em dia, e é de extrema importância o teste de monóxido dentro do seu apartamento, a fim de evitar acidentes ou até mesmo mortes.
Como é feito o teste de monóxido de carbono?
O teste é realizado sempre na pior situação possível, são fechadas todas a janelas e portas, são ligados os equipamentos de queima, e em seguida é ligado um equipamento específico que faz a medição dos níveis de monóxido de carbono, oxigênio e atmosfera explosiva.
Com os resultados apresentados pelo medidor, é emitido um laudo atestando a segurança das instalações ou a necessidade de manutenção de algum equipamento ou da ventilação permanente do ambiente.
O que fazer em caso de vazamento de gás?
Caso haja suspeita de vazamento ou mau funcionamento dos equipamentos a gás, como cheiro forte, ruído excessivo e diferente, náusea ou mal-estar súbito com o aparelho ligado, as instruções abaixo devem ser seguidas:
– Não acender luzes ou acionar equipamentos elétricos;
– Não utilizar fósforos ou isqueiros;
– Ventilar o local com a abertura de janelas e portas;
– Fechar as válvulas de bloqueio dos equipamentos;
– Sair do ambiente;
– Comunicar imediatamente a ocorrência para o número de emergência da concessionária que fornece o gás natural encanado ou o Corpo de Bombeiros.
[…] Veja mais: Vazamento de gás: A Importância do teste de monóxido de carbono […]