Uma boa gestão condominial começa na prevenção e otimização na forma de gerir e na resolução conflito, inevitáveis nas relações humanas, em razão das diferenças culturais e individuais que repercutem na coletividade condominial. Nesse contexto cabe atentar a novas estratégias de resolução de conflito, que oferecem, em virtude do sucesso nos resultados, ótima opção de custo / benefício, tornando-se ainda fonte de facilitação de comunicação e convivência.

O conceito chinês para a palavra conflito é composto por dois sinais superpostos: um quer dizer perigo e o outro oportunidade. O perigo é permanecer num impasse que retira as energias individuais; a oportunidade é considerar as opções e abrir-se a novas possibilidades que vão permitir novas relações entre os indivíduos e inventar meios de solucionar os problemas cotidianos.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

 Ávila. Eliedite Mattos. Tribunal de Justiça de Santa Catarina. MEDIAÇÃO FAMILIAR, formação base. Maio, 2004.  P. 29

Entre as estratégias mundialmente aplicadas com êxito facilmente perceptível estão a MEDIAÇAO e a CONCILIAÇÃO, perfeitamente aplicáveis aos condomínios. Como? Cabe refletir… Não nascem da falha de comunicação as controvérsias que demandam a maioria dos conflitos? Táticas de comunicação e estímulo à compreensão podem reverter esse quadro, contando a conciliação e a mediação, expõe a conciliadora da CONCILIAR Consuelo Bohrer Marcondes. Atuamos há uma década com essa alternativa e posso afirmar que conflitantes que passaram por essa experiência, passaram a agir diferente em demais situações, que impreterivelmente lhes ocorreu, enfrentando-a com uma postura mais madura, compreensiva e ética, consigo e com o próximo.  

Consuelo Bohrer Marcondes | Diretora da Conciliar