Os imóveis vão se valorizar após término das obras
Neste ano de 2021, uma novidade mexeu com os ânimos da construção civil de Balneário Camboriú e região. Trata-se do alargamento da praia Central da cidade que já está em fase avançada. Com finalização das obras prevista para novembro, o investimento total das intervenções chega a R$66,8 milhões. Assim, é previsto que o alargamento da praia em Balneário Camboriú vai ter a valorização dos imóveis
Uma obra tão ambiciosa conta com grandes expectativas, principalmente pelo setor da construção civil, que já prevê supervalorização dos imóveis na cidade. Fomos em busca de dados e opiniões de especialistas para entender como a cidade pode atrair ainda mais investimentos após o término do alargamento da praia, e de que forma a economia pode reagir a isso.
Estudo semelhante dos EUA
Se levarmos em consideração a estudos da área, após ser consultado uma obra semelhante feita em Garden City e Surfiside Beach, na Carolina do Sul, Estados Unidos, podemos notar um potencial crescente para a valorização. Pois, foi constatado que a cada 10% na largura de praia aumentada, o valor dos imóveis se valorizam em até 2,6%.
Conversamos com Angela Vieira, corretora de imóveis de alto padrão, para saber o ponto de vista dela a partir do alargamento e das futuras valorizações. Para ela, “essa valorização já será a curto prazo, pois o avanço das obras acontece de forma gradual e cíclica.”
Alargamento da praia em Balneário Camboriú vai valorizar imóveis
“Acredito muito que o alargamento da praia em Balneário Camboriú poderá aumentar em 20% o preço dos imóveis na região. Considero o estudo feito pela Appraisal Institute, uma empresa americana de consultoria. A pesquisa tem como previsão que, a cada 10% de espaço adicionado à faixa de areia na praia, os preços dos imóveis na região crescem em 2,6%.” finaliza.
Algumas das gigantes da construção civil nacional se posicionam em Balneário de forma muito audaciosa para o mercado. Essa obra empolga ainda mais essas empresas, que enxergam um potencial de crescimento ainda maior. De acordo com uma das construtoras, a FG Empreendimentos, a cidade terá mais um atrativo para a região. Essa mesma companhia projeta lançamentos na faixa que podem ultrapassar os três bilhões de reais para os próximos anos.
O que levou ao alargamento
Além de ressaltar a valorização dos imóveis através das obras, é importante frisar também o que levou a cidade a tomar a decisão de alargar a faixa de areia. Com isso, prédios altos muito próximos da praia, a sombra toma conta das areias cedo. Isso torna a praia menos atrativa pela ausência do da luz solar. Dessa forma, foi necessário submeter um projeto desse porte para sanar esse problema ocasionado justamente pelas grandes construções.
Nesse sentido, a Prefeitura de Balneário Camboriú ainda argumenta que com o alargamento será possível trazer novos equipamentos turísticos para a praia. Por fim, os dados técnicos apresentados pelo município constam que o volume de areia estimado é de 2.155 milhões de metros cúbicos, com média de metragem de largura da praia de 70 metros, 45 metros a mais dos atuais 25 metros.
Redação Condomeeting