O mercado condominial está em constante transformação nos últimos anos e se tem exigido cada vez mais do síndico. E nos últimos meses em razão da pandemia que assolou o mundo inteiro, onde a recomendação básica é de se permanecer em casa, a atividade de síndico foi realmente colocada à prova.

Estamos com os condomínios praticamente 100% lotados, e isso tem trazido à tona uma necessidade veemente do mercado de um síndico gestor. Um síndico que tenha uma visão interdisciplinar do condomínio, nas mais diversas áreas. Das áreas que merecem destaque nesta nova era destaco a que rege a administração e gestão dos contratos.

Essa área é de extrema importância e relevância e muitas vezes são gerenciadas de forma relapsa, através de contratos mal redigidos, contratos sem cronograma de execução, enfim, um verdadeiro desperdício das verbas condominiais que por vezes são muito enxutas, vindo prejudicar o coletivo, através de aditamentos, eventuais demandas judiciais desnecessárias se houvesse uma gestão eficiente dos contratos.

Plano de Contingência

O síndico atual que pretende permanecer no mercado condominial precisa entender e assimilar que o condomínio deve ser gerido como uma empresa. Muito embora não gere lucros, o condomínio possui uma série de obrigações fiscais, tributárias, civis, trabalhistas e por vezes até criminal. Dessa forma o que se orienta é que os síndicos elaborem um plano de contingencia não só agora por conta da pandemia, mas um plano de contingencia de médio e longo prazo.

Interessante que se tenha mapeado todos os pontos de riscos do condomínio e quais os contratos que estão vigendo nestes pontos de riscos, a fim de verificar se efetivamente aquele contrato está de acordo com as necessidades do condomínio.

Neste aspecto que reforço da necessidade do síndico ter conhecimento de gestor empresarial e se portar desta forma, exercitando as habilidades de negociação, domínio de organização e conhecimento do mercado, a fim de verificar se o contrato celebrado não está sendo muito mais oneroso do que os contratos que o mercado oferece. Também deve ter conhecimento dos custos e dos recursos do condomínio e acima de tudo ser ético, afinal o síndico representa toda uma coletividade.  

Na gestão dos contratos se faz necessário que todas as empresas que estejam prestando serviços no condomínio sejam elas de manutenção de elevadores, limpeza e conservação, portaria, vigilância, contabilidade, manutenção predial, obras, garantidora de receita tenham contratos escritos e devidamente assinados. É importante que se observe se o objeto do contrato é efetivamente ao serviço prestado, a estipulação de deveres e obrigações das partes, prazo, garantias nos casos em que couber, enfim contratos que englobem todas as necessidades do condomínio, inclusive cláusulas de acordo de nível de serviços nos contratos que houver necessidade.

Mesmo os contratos tendo todas as clausulas básicas se faz necessária da parte do síndico uma análise diária da gestão destes contratos através de um comportamento transparente, boa comunicação tendo domínio das várias linguagens do condomínio, ter a visão do todo e promover a interação das partes, através do respeito à ética, e tenho certeza que não só o condomínio estará agregando valor mas a sociedade no geral.

Por Tarsia Smeha Quilião

Advogada Especialista em Compliance Condominial

Veja também esta entrevista sobre gestão financeira em época de pandemia .https://condomeeting.com.br/quais-acoes-podem-auxiliar-os-sindicos-na-gestao-financeira-do-condominio/

Acompanhe os projetos, vídeos e eventos no Instagram: @condomeeting

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram: @revistasoaquicondominios

Veja nosso https://www.facebook.com/revistasoaquicondominios/ e https://www.facebook.com/condomeeting/

Confira outras matérias: https://condomeeting.com.br/

CONFIRA NOSSO PROGRAMA NO CANAL CONDTV – 20 MIL SEGUIDORES – https://www.youtube.com/condtv

Leia ainda:https://condomeeting.com.br/mandato-do-sindico-pode-ser-prorrogado-durante-a-pandemia/

Acesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s-0K1mhTdUM