Primeiramente, a certificação ambiental surgiu nos Estados Unidos há cerca de vinte anos. A medida se apresentou como uma alternativa para a sustentabilidade. Nesse sentido, essa certificação traz a necessidade que a construção utilize planejamento com critérios sustentáveis para os edifícios.
Desse modo, promovendo a conscientização acerca dos recursos naturais. Certificações ambientais: entenda o que é a Leed e a Acqua.
Luiza Junqueira, arquiteta e especialista em construções sustentáveis traz detalhes sobre essas iniciativas que aliam o desenvolvimento a sustentabilidade. Então ela começa explicando que, dentro das certificações, existem divisões e definições de modelos diferentes de certificações ambientais.
De acordo com a arquiteta, os selos mais comuns no cenário brasileiro são o leed e o acqua.
_________________________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A segurança dos condomínios de Balneário Camboriú
- Condomínio 4.0
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- O presente e o futuro em discussão: a reciclagem como alternativa
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_________________________________________________________________________________________________________________
Leed
A princípio, a Leed (Leadership in Energy and Enviromental Design) é uma certificação baseada no sistema internacional de orientação ambiental para edificações. Esse modelo é utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações. Mantendo sempre o foco na sustentabilidade de suas atuações.
Em suma, as linhas de créditos dessa categoria são oferecidas a partir das seguintes vantagens: Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável, Uso racional e redução da extração dos recursos naturais, Redução do consumo de água e energia, Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação e muito mais.
Tipos de leed baseados em:
- NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
- ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
- CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
- NC e CI – Lojas de varejo
- Healthcare – Unidades de saúde
- EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
- Schools – Escolas
- CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais
Acqua
Outro tipo de certificação muito comum no Brasil é o Acqua (Alta Qualidade Ambiental). Além disso, o Processo AQUA-HQE também é uma certificação internacional da construção sustentável. Mantendo a base conceitual francesa, a certificação brasileira foi adaptada para a realidade de normas e práticas do país.
Essa avaliação da Qualidade Ambiental do Edifício é baseada em 14 categorias de preocupação ambiental Desse modo, elas são classificadas em alguns níveis como: base e boas práticas e melhores práticas, conforme perfil ambiental definido pelo empreendedor na fase pré-projeto.
Bem como, no âmbito da engenharia e arquitetura, essas certificações são concedidas com base em auditorias presenciais independentes. Portanto, para consegui-las, o responsável pela obra deve estabelecer o controle total do projeto nas seguintes fases:
- Programa;
- Concepção (Projeto);
- Realização (Obra);
- Operação (Uso).
Certificações ambientais: entenda o que é a Leed e a Acqua
Primeiramente, Luiza conta que o processo para conseguir essas certificações:
“Elas se baseiam na validação das práticas de projeto e construção. Uma na construção e a outra focada em operação e manutenção em edifícios que já estão operando. Em ambos tem itens obrigatórios quanto itens adicionais, que são os créditos que somam pontos. De acordo com a quantidade de pontos existem níveis de certificação, de bronze até platina, que te dá direito a benefícios que dizem respeito ao diferencial competitivo.”
A especialista ainda conclui que em suma:
” Portanto, a gente tá falando de todo impacto de uma construção em relação ao seu entorno. Toda parte de água, eficiência hídrica e energética. Além disso, materiais, compras sustentáveis e a gestão de resíduos. Isso, no fim, se correlaciona com a saúde das pessoas. Em essência as certificações falam sobre essas questões.”
Por fim, notamos que, em tempos de crises hídricas e energéticas, discussões como essas se fazem cada vez mais necessárias. Desse modo, precisamos começar a planejar e traçar rotas sustentáveis para uma melhor qualidade de vida.