Definitivamente, para manter os diversos ambientes de um condomínio limpos, otimizando gastos e tempo, é necessário, além de bons profissionais, ter um bom planejamento. Afinal, como reduzir os custos da limpeza na unidade?
Nesse sentido, os produtos da Simple Clean são superconcentrados, neutros e biodegradáveis. Eles reduzem em até 80% o espaço necessário para a sua estocagem, além de reduzir em até 70% o consumo de água necessário às tarefas de limpeza.
Assim também, reduzem em 95% o descarte de embalagens plásticas no meio ambiente e a necessidade de transporte, estocagem e embalagens em seus processos de produção e distribuição. Oferecendo menos caminhões nas estradas e menos poluição no ambiente. São 0% de resíduos e 0% de desperdício.
Redução de custo de 30 a 60%
Ou seja, ao utilizar os produtos Simple Clean, sua economia mensal com produtos de limpeza pode variar de 30% a 60%. O custo final por litro dos produtos Simple Clean corretamente diluídos varia de R$0,15 a R$0,30.
Economia de 70 a 90% de água
De fato, segundo Renata Ribeiror, “os produtos Simple Clean dispensam o uso de água na execução das tarefas de limpeza. Isso representa uma economia de 70% a 90% no consumo normal de água. A economia ocorre pela eficiência dos produtos e pela possibilidade de uso direto sobre as superfícies, depois, é só passar um pano úmido para completar a tarefa de limpeza”.
Biodegradável
Quer dizer, os produtos Simple Clean são superconcentrados, neutros e biodegradáveis. Além disso, eles diminuem em 95% o descarte de embalagens plásticas no meio ambiente. Reduzem também a necessidade de compras frequentes, o transporte e a estocagem de produtos de limpeza e o impacto ambiental consequente do descarte de embalagens e resíduos no meio ambiente.
Mais segurança, mais resultado e maior durabilidade
Assim, os produtos são neutros, não exalam gases e não contêm substâncias alérgicas ou tóxicas para a pele, dispensando o uso de equipamentos de segurança para limpeza. Limpam sem danificar as superfícies, reavivam as cores originais dos materiais e ainda formam uma película protetora que mantém a limpeza por mais tempo.
Redução de estoque e de necessidade de reposição
Por exemplo, síndico, se o condomínio usar Simple Clean, “você substitui uma enorme variedade de produtos de limpeza por 4 itens, reduzindo o espaço necessário para estoque“, destacou Renata.
Além disso, os produtos são altamente rentáveis. As diluições variam de 1 parte do produto concentrado para 20 partes de água até 1 parte do produto concentrado para 800 partes de água, diminuindo a necessidade de reposição.
Redução do tempo de limpeza, do número de acessórios e produtos
A princípio, você já deve ter percebido que aqueles tradicionais produtos de limpeza — detergentes, desinfetantes, amaciantes, sabões, entre outros — vêm sendo, pouco a pouco, substituídos por fórmulas concentradas.
Por isso, a opção pelos produtos de limpeza concentrados certamente é a mais sustentável. Há menor consumo de energia, e, logo, de emissão de CO2 durante o processo de produção, assim como no consumo de combustíveis para o abastecimento das frotas.
Ainda mais, a fabricação desses produtos também utiliza menos água — o que, além de economizar o principal recurso natural do planeta, colabora com a proteção de nossos rios e lençóis freáticos de contaminação por produtos químicos. O reaproveitamento das embalagens reduz a quantidade de resíduos produzidos e lançados ao meio ambiente.
Daí, cada vez mais consumidores comprovam que é possível garantir uma limpeza eficiente com economia e de forma sustentável. Os concentrados oferecem mais eficiência e rapidez nas atividades de limpeza.
Assim, nos dias de hoje, em que o tempo é tão escasso, ter menos trabalho para cuidar da casa é algo muito importante e, por haver menor gasto com matéria-prima e transporte, os produtos de limpeza concentrados evitam embalagens desnecessárias e resíduos.
Por que a troca para o uso de produtos de limpeza concentrados é uma excelente alternativa para o usuário, o fabricante e o meio ambiente?
Então, essa é também uma característica que tem sido valorizada pelo mercado consumidor, já que os clientes se preocupam cada vez mais em como suas escolhas podem afetar o meio ambiente.
Isto é, esses produtos, que em sua grande maioria são apresentados como sabões, amaciantes e detergentes líquidos, necessitam de menos água para sua fabricação, situação que gera uma grande economia de um dos recursos naturais mais importantes para o planeta.
Ou seja, esse menor uso da água também pode ajudar a proteger nascentes de rios e grandes lençóis freáticos, que estavam expostos a um possível risco de contaminação com produtos químicos utilizados durante a produção industrial.
A saber, outra importante característica sustentável dos produtos de limpeza concentrados é sua rentabilidade. Essa característica leva as grandes indústrias a investirem em embalagens com maior durabilidade, que podem ser reaproveitadas e que, em muitos casos, oferecem uma capacidade maior de limpeza consumindo um volume muito menor de produto.
Quer dizer, essas mudanças, por sua vez, influenciam em uma menor demanda de plástico, papel e outros materiais – renováveis ou não – no desenvolvimento das embalagens.
Os custos com transporte e armazenamento também são reduzidos
Por exemplo, com embalagens mais compactas, será necessário menos espaço para transportar e armazenar esses materiais, o que resultaria na utilização de caminhões menores – além de uma frota menor – para levá-los das indústrias para os centros de distribuição.
Então, com menos veículos nas ruas, além de beneficiar o trânsito, essa simples ação pode ajudar a reduzir o consumo de combustíveis nos grandes centros, melhorando a qualidade do ar dessas regiões.
Usar produtos de limpeza concentrados pode ser ótimo para suas tarefas domésticas
Em suma, a troca dos produtos convencionais de limpeza para formulações concentradas não é somente um benefício para as grandes empresas deixarem suas ações mais sustentáveis – ela também é uma excelente oportunidade para você usufruir das vantagens desses materiais.
Em virtude disso, optar por esse tipo de produto pode, por exemplo, fazer muito bem para o seu bolso. Eles ajudam a consumir menos água na hora de higienizar suas roupas e a tornar o processo de limpeza mais rápido e eficiente. Eles influenciam também, é claro, na rentabilidade dos produtos de limpeza que você terá no condomínio.
Em conclusão, dessa maneira você investe um valor menor em um produto que vai durar por muito mais tempo na sua despensa. Quanto maior a durabilidade do produto, maior é o benefício ao meio ambiente.
ASSISTA A ENTREVISTA E APRENDA COMO USAR OS PRODUTOS:
Horta comunitária em condomínio? Saiba como fazer.
E mais: Coleta e descarte de óleos em condomínios
Também no YouTube: Como reduzir os custos da limpeza com a simples mudança de comportamento?
Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting