Não é de hoje que o público sênior está sendo levado em consideração na criação de tendências mundiais de diversos segmentos, seja ele moda, turismo, hotelaria, aplicativos e não seria diferente nos Condomínios.

Com o crescimento exponencial deste público com idade acima de 55 anos de idade, os empreendimentos imobiliários já perceberam que terão de se adequar às necessidades deste seleto grupo, que representa mais de 14,7% da população no Brasil.

Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Divulgada em julho de 2022, demonstra um aumento de 39,8% nos últimos nove anos.

A tendência é de que a cada ano que passa a nossa pirâmide esteja sendo invertida. A exemplo da Europa, nossa população está cada vez mais longeva e a qualidade de vida e moradia deve acompanhar esta expectativa.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Mas o que isso reflete nos nossos condomínios?

Bom, em diversos aspectos, sobretudo na criação de um novo nicho de mercado para os síndicos. A população considerada da melhor idade está a cada dia em maior número e mais exigente. As demandas específicas do segmento estão sendo cada vez mais ouvidas e atendidas e garantir o espaço desse público é bastante importante.

Além disso, é necessário que os projetos arquitetônicos correspondam às demandas de infraestrutura adequada e inclusiva, bem como é relevante a criação de ambientes de integração e sociabilidade, já que a tendência é que essas pessoas tenham uma vida mais longeva, saudável e ativa.

Já se tem conhecimento de empreendimentos em diversas localidades do Brasil, com áreas de saúde, home care, e até ambulatórios para realização de procedimentos de baixa complexidade, sem contar com as inúmeras áreas verdes e espaços fitness voltados única e exclusivamente para bem-estar, incentivando a prática de atividades físicas e sociais de forma segura, bem como, espaços de meditação.

Nasce aqui uma grande oportunidade para síndicos que cada vez mais estão se especializando em determinado perfil de empreendimento/público, já que o mercado sênior já é um segmento de grande potencial.

sênior

Tarsia Quilião | Advogada

sênior