O furto no condomínio gera sensação de insegurança para os moradores e fragiliza a gestão do síndico, por isso, um especialista traz detalhes de como se proteger

A responsabilidade de guardar a bicicleta é do morador. Bem como, a existência do bicicletário, não gera responsabilidade para o condomínio no furto da bicicleta ou de seus acessórios. Portanto, o síndico deve dar ciência desta condição aos moradores. Confira dicas para evitar furtos de bicicletas nos condomínios.

O crime de furto é descrito como subtração do patrimônio de outra pessoa sem que ocorra violência. Para este crime o Código Penal prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Portanto, ocorre o aumento de pena para quem comete o crime durante o repouso noturno.

Se o malfeitor é primário ou a coisa é de pequeno valor, a lei permite a diminuição ou até o perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa. A doutrina denomina esta situação como “furto privilegiado”.

Já o “furto qualificado”, no Código Penal, tem a pena mais grave em razão da forma em que é praticado. Ou seja, com a destruição ou rompimento de obstáculo para subtração da coisa; com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; com emprego de chave falsa; mediante concurso de duas ou mais pessoas.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Um especialista traz dicas

O objetivo deste artigo é o de fornecer uma linha de ação para o síndico prevenir este crime no condomínio. Com base na expertise do especialista em segurança de condomínio Wlauder Robson, com 40 anos de experiência na área de segurança pública e condominial.

A principio, o síndico deve verificar a altura da barreira perimetral em relação ao solo. Em suma, a altura recomendada é acima de 2,50m, porém, antes de adotar qualquer providência, é recomendado consultar o Código de Obras do Município e verificar qual é a altura máxima permitida.

Sobre a barreira perimetral na parte frontal do condomínio, deve ser instalado ofendículo tipo “lança mandíbula” e sensor de infravermelho ativo. A quantidade de feixes deste sensor e a posição de instalação (45° ou 90°) deve ser definida com base nos pontos de transposição.

Recursos existentes

Nas laterais e nos fundos do condomínio a instalação de cerca laminada (ou concertina) integrada com cerca elétrica do tipo industrial tem sido uma tendência (45° ou 90°). O síndico deve se atentar para a existência de pontos de apoio que facilitam a escalada ou a transposição da barreira perimetral como: floreiras, árvores e residências vizinhas que sobrepõem a altura da barreira perimetral.

Contudo, a iluminação da barreira perimetral na parte frontal do condomínio e junto aos terrenos vazios, com ou sem sensor de presença é outra recomendação de destaque. Dessa forma, o uso de câmeras com IA (inteligência artificial) é outro recurso a ser considerado.

Este recurso permite a emissão de alarme (para portaria, morador ou empresa de monitoramento de alarme), acionamento de luzes e até de alto-falantes.

Confira dicas para evitar furtos de bicicletas nos condomínios

Nos vídeos recebidos pelo especialista, foi constatado que, após invadir o condomínio, o malfeitor verifica o motor do portão da garagem, arrancando a tampa e provocando a abertura. Portanto, a proteção do motor pode ser feita por meio da criação de um invólucro feito por serralheiro.

Por fim, ss câmeras de segurança dos acessos do condomínio devem ser de boa resolução e devem permitir que se identifique a face da pessoa. O posicionamento estratégico da câmera pode contribuir para esse reconhecimento.

Como medida de prevenção, cabe instalar placas de orientação aos moradores para que mantenham suas bicicletas presas no suporte e recolham acessórios de valor. 

Wlauder Robson, consultor em segurança.