Síndico você sabia que pode economizar até 20% na fatura de energia do seu condomínio?

Primeiramente, a Cogecom – Primeira e Maior Cooperativa de Geração de Energia Compartilhada do Brasil e com usinas instaladas no Paraná e Santa Catarina desde 2016, oferece soluções sustentáveis para reduzir os gastos com energia elétrica nos condomínios. Isto é, garantir uma economia de 7% a 20% na fatura.

Segundo o Diretor da Cogecom, Roberto Correa, “trouxemos uma alternativa aos consumidores que convivem com um mercado de energia de aprisionamento, porém sem eles precisarem rescindir o contrato com as concessionárias, mas com um crédito em suas faturas de até 20% inferior ao que eles pagam atualmente.

Atendendo empresas e condomínios

A saber, a Cogecom atende também toda a cadeia de empresas do comércio e prestadores de serviços que atuam com energia de baixa tensão como restaurantes, academias, escritórios, postos de gasolina, hotéis, escolas, oficinas, dentre outros.

Em outras palavras, assim como nas casas, existe uma tarifa mínima de energia a ser paga pelos consumidores. Só conseguimos atender acima de gastos de R$ 500,00, assim garantindo a economia na conta de luz. Bem como, é muito fácil para um condomínio chegar neste valor.

Relação entre a Cogecom e a Concessionária de energia

Sobretudo, a Cogecom opera junto as concessionárias de energia fazendo informes de rateio. Ou seja, a Cogecom tem uma série de usinas que ela faz a gestão da energia,  e que estão sob a sua titularidade perante as concessionárias.

Ou seja, assim como uma pessoa é titular da conta da sua residência. Então, no caso da Cogecom a diferença é que em vez de ser unidades consumidoras são unidades geradoras.

Conforme Roberto Correa, “temos uma série de Usinas, todas elas com energia renovável, que são injetadas na rede de distribuição em Santa Catarina e Paraná, a título de empréstimo gratuito. Exemplo: temos uma usina que produz 100mw de energia, então nós dividimos em porcentagens, que são revertidos em créditos nas contas de nossos parceiros”.

O que precisa para ser um associado

Então, no caso dos condomínios, basta enviar a Cogecom uma fatura de energia, onde será feito um estudo de economia, ou seja, para que se consiga projetar qual vai ser a sua economia, desde a adesão à Cogecom.

Daí, lembrando não existe prazo de fidelização, e existe um prazo de 90 a 120 dias para que o condomínio comece a receber os primeiros créditos de energia.

Segundo Roberto, “isso acontece por uma questão operacional junto a distribuidora, devido aos informes de rateio”.

Cogecom também investe em Usinas Biodigestoras

Por outro lado, a Usina produz energia a partir da decomposição da matéria orgânica que pode ser proveniente de resíduos agrícolas como casca de batatas, soja, amido, leite e da parte animal daquelas partes que não se aproveita de carnes suína, bovina ou de frangos, como as vísceras e fezes.

 De acordo com o Diretor, “elas vão para um biodigestor que é um processo onde garantimos a decomposição dessa matéria orgânica.

Plano de Expansão

Em conclusão, até o final de 2021 e começo de 2022 a Cogecom deverá consolidar o seu plano de expansão atendendo 5 estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Confira nossa entrevista completa

Autor:

Roberto Correa – Diretor da Cogecom
Confira outros conteúdos abaixo

Declaração de regularidade sanitária – clique e saiba mais

Assista também nossos vídeos no canal Condtv – Condomeeting

Assessoramento jurídico em condomínios – clique aqui

Condomínio pode proibir locação por Airbnb? – clique aqui e confira