Excesso de peso nas lajes dos apartamentos pode ocorrer durante obras ou outros pesos

As lajes são apoiadas nas vigas, e as vigas por sua vez são apoiadas nos pilares que transmitem todo esse peso para o solo. As lajes descarregam sobre as vigas o seu peso próprio e tudo que estivem em cima dela. O revestimento, pisos, alvenaria, aparelhos sanitários enfim tudo que compõem a edificação naquele momento.  Além desse peso próprio todo vai também para as vigas a sobrecargas que estão sobre as Lajes, como as pessoas, os móveis, os elementos decorativos, tudo que foi colocado depois da edificação pronta.  As sobrecargas mais comuns que nós observamos hoje em dia podem ser divididas de algumas maneiras diferentes.

Primeiro nós temos as cargas permanentes que são incorporadas a identificação. Elas seriam representadas pelas paredes novas que foram construídas depois, um mezanino que foi edificado depois, uma banheira, ou até um piso que foi elevado depois.  Alguns fabricantes de materiais vendem argamassas com a promessa de que essa argamassa irá dar uma aderência  perfeita do novo piso sobre o primeiro piso.  Porém por mais que fique bom, existe a sobrecarga, porque a laje foi projetada para ter um piso e agora terá dois.

As sobrecargas de caráter temporário são aquelas que estão presentes sobre a laje por um período de tempo específico e também por conta de algum evento específico que está sendo realizado naquele momento. Em geral são os materiais estocados e entulhos, aguardando para serem removidos.

 A organização de um canteiro de obras é um assunto muito complexo é muito importante e que é ensinado inclusive nos cursos de engenharia, para que aqueles materiais todos ali guardado não atrapalhe a funcionalidade da obra, e também não cause uma sobrecarga excessiva em determinadas áreas reduzidas da laje.

Os síndicos precisam se preocupar com este assunto, pois muitas vezes estão acumulados por exigência do próprio condomínio que não permite que se coloque caçamba na rua, ou que transporte esses entulhos a qualquer hora.  Por isso o síndico precisa adequar esse transporte para que não se acumule os entulhos nas lajes.

Sobrecargas Removíveis

As sobrecargas removíveis são aquelas que não fazem parte da edificação, como mobília, arquivos, móveis, plantas e até as pessoas que transitam pelo condomínio que uma hora estão e outra hora não estão. Essas cargas muitas vezes são tremendamente exageradas, por isso o síndico precisa estar atento para que um móvel maciço não tenha um peso absurdo que exceda a 150 quilos por metro quadrado. Por isso a necessidade do síndico fiscalizar as obras que estão sendo feitas dentro dos apartamentos.

A conscientização dos condôminos é de suma importância evitando as sobrecargas. Fique de olho nas mercadorias de tamanhos avantajados que chegam em seu condomínio, elementos decorativos, que podem ser colocados num canto da sala, por exemplo.

Ansel Lancman

Engenheiro, Perito, Vistoriador Especializado em Condomínios

Acesse os vídeos no Condtv.com.br – O Perito

Site: http://www.lankengenharia.com.br/

Acompanhe os projetos, vídeos e eventos no Instagram: @condomeeting

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram: @revistasoaquicondominios

Veja nosso https://www.facebook.com/revistasoaquicondominios/ e https://www.facebook.com/condomeeting/

Confira outras matérias: https://condomeeting.com.br/

CONFIRA NOSSO PROGRAMA NO CANAL CONDTV – 20 MIL SEGUIDORES – https://www.youtube.com/condtv

Leia ainda:https://condomeeting.com.br/mandato-do-sindico-pode-ser-prorrogado-durante-a-pandemia/

Acesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s-0K1mhTdUM

Ver mais matérias condominiais:https://condomeeting.com.br/a-empatia-deve-morar-nas-pessoas-do-seu-condominio/