Para a 1ª síndica profissional de Balneário Camboriú, Giovanna Menegatti que atua na área desde 2005. O segredo para realizar as assembleias condominiais mais objetivas e produtivas começa com a escolha de um bom Presidente.

“Para promover um clima mais amistoso e a integração dos condôminos e com isso ter maior adesão na assembleia, gosto de oferecer um coquetel para a confraternização, e o resultado é positivo pois eles aprovam esta iniciativa e ficam mais à vontade na companhia dos vizinhos. Sabem que a sua presença é fundamental para o bom andamento da estrutura condominial nos próximos 12 meses”, destacou Giovanna.

Antes da data da assembleia o síndico deve se preparar fazendo o levantamento do que foi feito no ano anterior, preparando um relatório breve. E o mesmo poderá conter fotos do antes e depois. Além de informações importantes sobre todas as manutenções e aquisições que o síndico fez durante o ano que findou. Com isso o resultado será positivo.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Contudo, os condôminos já vão para a assembleia com essa expectativa de saber os resultados do seu investimento nas taxas condominiais. A harmonia entre os conselheiros também é de suma importância porque eles conviveram com o síndico naquela gestão. Então nos dias que antecedem a assembleia, podem rever as pastas para relembrar do que foi feito nos últimos 12 meses.

Então para o Conselho Fiscal essa conferência antecipada das contas, verificando e aprovando antes da data da assembleia, contribuirá para a harmonia dos trabalhos.

Os editais de convocação geralmente contam com uma sequência cronológica e começam com a prestação de contas, passando pela eleição do síndico, sub-síndico, conselho fiscal e consultivo, previsão orçamentária e programação para o ano seguinte.

Bem como, o próprio escritório contábil ou administradora já apresenta essa previsão orçamentária, com base num estudo detalhado, e com a previsão dos gastos para o ano seguinte. Com esta programação apresentada aos condôminos, é possível eles optarem pelo pagamento por despesas ordinárias ou valor fixo mensal.

Para evitar assembleias gerais ordinárias demoradas, cansativas e sem prioridades em pauta, onde muitas vezes as pessoas não estão preparadas para discutir aquele determinado assunto, “faço a pauta com itens específicos para serem discutidos naquele momento, para posteriormente levantar orçamentos com base no que é prioridade para eles. Daí sim é feita uma assembleia extraordinária para discutir as prioridades e ganhando tempo, pois temos proprietários que nem moram nos condomínios”, destacou ela.

Depois de fazer a programação para o ano que se sucede, é feito os orçamentos, apresentando em uma assembleia extraordinária com os itens específicos e com os investimentos e benfeitorias sugeridas para aquele ano.

“Outra experiência positiva que adotei foi apresentar as minhas sugestões nas assembleias, mas dando autonomia para que os próprios condôminos tomem a decisão, com base nas suas necessidades vivenciadas no dia a dia morando nos condomínios. Tanto o síndico morador como o síndico profissional precisam ter esse contato diário com os moradores, agilizando assim a sua gestão” finalizou a síndica.

Giovana Menegatti
Giovanna Menegatti | Síndica Profissional