Imagine que os edifícios são vivos ou são pessoas, uns mais altos, outros mais baixos, uns mais novos, outros mais velhos, e outros nem nasceram ainda.
Os pais dos edifícios são as construtoras. Esses são responsáveis desde a concepção até o nascimento, por esse motivo é importante a união de bons projetos e uma boa execução com visão a longo prazo.
Os edifícios mais novos nascem tecnológicos, cheios de energia! Com o passar dos anos é recomendado fazer check-ups médicos com mais frequência, alguns exames, em alguns casos até intervenções cirúrgicas.
Em Balneário Camboriú o alerta para a consulta de rotina vem através da LEI Nº 2805, de 12 de março de 2008 – “Torna obrigatória realização de vistorias periódicas nas edificações da cidade e de outras providências”.
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A utilização de máscaras dentro dos condomínios
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_____________________________________________________________________________________________________
Em termos práticos, o engenheiro civil é um dos “médicos” do edifício, que faz um raio-x, identifica a existência de patologias (irregularidades), ou vícios construtivos, e inicia um planejamento para as correções através do diagnóstico em busca da saúde e integridade do edifício.
Outro “médico” muito importante para o edifício é o engenheiro eletricista. Esse especialista é indicado para inspeções, diagnósticos de funcionamento e projetos para atualização de rede elétrica.
Sabe-se que tem havido alteração dos padrões de consumo na compra de equipamentos mais potentes, e a maior parte dos edifícios não estão capacitados para tamanha demanda. Segundo a NBR 5410, as inspeções tem objetivo de assegurar o bom funcionamento, a conservação dos bens mas principalmente a segurança das pessoas.
Para edifícios acima de 15 anos, intensificam-se as preocupações. Mesmo que a lei recomende que a cada 3 anos sejam feitas essas vistorias com apresentação dos laudos e ARTs dos engenheiros.
Vale salientar que existem várias normas que pedem vistorias e manutenções anuais e alguns casos semestrais, como por exemplo a nova Norma para as válvulas de pressão. Já ouvi falar em “ene” casos de prejuízos ligados a rompimento das válvulas por falta de manutenção.
Cuidar da saúde do edifício é cuidar da segurança de quem nele trabalha ou reside. Essa responsabilidade é uma das funções do síndico, mas também deve contar com o auxílio dos condôminos na participação das assembleias, e a prevenção ativa na segurança por exemplo.
Quando relacionamos o edifício como organismo vivo, que se modifica e se altera constantemente, sabe-se como as ações preventivas são mais econômicas em relação às corretivas.
Paralelo as manutenções é prudente investir em melhorias da edificação, sendo na segurança, comunicação visual, decoração, reforma, atualizando os usos de acordo com o programa de necessidades atual dos moradores, ou aplicando produtos mais tecnológicos e sustentáveis.
Nesse momento o profissional que fará intervenções no edifício, é o arquiteto. Por formação, esse profissional que estuda sobre conforto ambiental, história da arte, análise das estruturas, urbanismo, gestão de projetos, materiais e tecnologias entre outras, tem habilidades e conhecimento para fazer desde o retrofit das unidades habitacionais e comerciais, das áreas comuns, fachadas e adaptação das novas normas.
Nos próximos anos haverá muitas transformações nos edifícios e no modo das pessoas interagirem com eles e com o uso da tecnologia, essas ações de transformações inteligentes do condomínio garantem valorização. Além disso, quem não gosta de se sentir seguro, saudável, confortável e com a certeza de ter realizado um bom investimento?
Um trimestre cheio de novidades está por vir!
A Revista Só Aqui Condomínios continuamente busca trazer assuntos relevantes do cotidiano dos síndicos, administradoras e gestores condominiais. Na 15ª edição, a tecnologia mais uma vez ganha destaque, mostrando como a portaria remota pode valorizar um condomínio, deixando-o mais seguro e moderno. Ao mesmo tempo… (falar do texto do Odirley).
Sabemos a infinidade de assuntos relacionados aos condomínios, assim como da responsabilidade dos síndicos, por isso estamos sempre partilhando em trazer conteúdo através de palestras, rodada de negócios, participando e apoiando as lutas da classe.
Por falar em participação, o condomeeting veio para ficar. O maior evento condominial do Vale do Itajaí esse ano traz dois especialistas de renome nacional, na área de Patologias e Direito Condominial… Síndico____ não ficará fora dessa!
Outra super novidade é o lançamento do aplicativo de produtos e serviços com empresas auditadas, que irá auxiliar os síndicos, administradoras, arquitetos e moradores nos orçamentos, compras e contratações rápidas.
Podem ser encontrados de empresas de reforma à auxiliares de limpeza.
Nosso objetivo é que os síndicos fiquem informados, mantenham seus condomínios em ordem e tenham ações inteligentes para com os edifícios e assim na interação com a cidade.
[…] Veja mais: Edifícios vivos […]