A Lei da Multipropriedade n° 13.777/2018, regulamentou o mercado imobiliário no que diz respeito a possibilidade de um mesmo imóvel ter a sua propriedade fracionada por tempo. O surgimento de novos modelos de empreendimentos vão requerer do gestor e síndico melhores habilidades e competências.
Já que um único imóvel poderá ter até 52 proprietários, ou seja, por ano, cada proprietário será dono de 01 semana do apartamento.
Um condomínio no modelo atual já requer do síndico habilidades técnicas a comportamentais, e com os avanços do mercado imobiliário, a capacitação permanecerá sendo imprescindível para a garantia da saúde, segurança e bem-estar da edificação e seus condôminos.
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A utilização de máscaras dentro dos condomínios
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_____________________________________________________________________________________________________
Dentre as habilidades necessárias aos gestores da Multipropriedade, destaco a inovação. A busca por inovar será primordial e as tecnologias precisarão ser aliadas na gestão do tempo e produtividade. O gestor também precisará criar e executar estratégias diferenciadas sem prejuízo as legalidades.
Ter um Plano de Trabalho eficiente com métricas de gestão, conservação, manutenção e gerenciamento de riscos será essencial para satisfação dos proprietários, já que o perfil desses condôminos tem por padrão a busca por conforto, tranquilidade e comodidade.
O gestor precisa ter um controle eficaz de todo o sistema e as habilidades como: liderança, empatia, comunicação assertiva, negociação, formar equipes de alta performance, mediação de conflitos, saber dar e ouvir feedback.
A capacitação, a troca de experiências e o compartilhamento de aprendizados nunca foi tão importante para o crescimento qualitativo do mercado. Afinal, gerir condomínios é a uma missão e para isso precisamos ir em busca da nossa melhor versão.
Letícia Duarte | Síndica Profissional | Instrutora do SECOVI/Bal. Camboriú