A saber, este artigo irá informar tudo que é necessário saber sobre escada pressurizada e gerador em condomínios. A Condomeeting conversou com técnico especialista da Empresa LE Soluções sobre sistema de pressurização de escadas e grupos geradores. Vamos lá!

Escada pressurizada

Primeiramente, a pressurização de escadas funciona diferente da escada à prova de fumaça. Enquanto a primeira utiliza um sistema de insuflamento mecânico de ar no ambiente, a segunda utiliza de ventilação natural. Este ar insuflado provoca um diferencial de pressão entre a escada e as demais áreas, evitando assim a entrada de fumaça no local.

Por isso, a pressurização de escadas de incêndio tem como principal objetivo manter o local livre de fumaças e gases tóxicos, conforme determina a Instrução Técnica Nº 13/2011 do Corpo de Bombeiros.

Então, com a atuação deste sistema a escada de emergência fica livre de fumaça mesmo com a ocorrência de um incêndio. Ao passo que, facilita a saída das pessoas que se encontram no edifício. Tal qual, esse sistema ainda permite que os militares do Corpo de Bombeiro tenham fácil acesso para combater o fogo.

De acordo com a LE Soluções, “o sistema de pressurização de escadas é composto por ventiladores com motor elétrico”. Esses são montados em um local isolado, onde o ar externo pode ser captado por venezianas equipadas com filtros metálicos, com a finalidade de reter partículas grossas como poeiras.

Afinal, a ventilação é realizada por grelhas de insuflamento.Em seguida, todos os pontos de saída precisam ser balanceados para permitir que todo o ar saia corretamente de cada grelha.

Porém, para que a pressurização da escada de incêndio funcionar perfeitamente, são necessários quatro elementos essenciais:

  1. Sistema de acionamento pelo Sistema de Detecção de Alarme e Incêndio (SIDAI);
  2. Captação do ar externo mecanicamente;
  3. Insuflamento de ar;
  4. Fonte de energia garantida.

Assim também, outro ponto chave desse processo é a fonte de energia. Afinal, o fornecimento de energia elétrica é fundamental para que o sistema possa oferecer a segurança na evacuação do edifício.

Gerador

Obviamente, ficar sem luz é uma situação que todo condomínio gostaria de evitar. Por isso, é cada vez mais comum a presença de geradores em condomínios. Afinal, ele é um fator importante quando falamos de segurança do condomínio.

Entretanto, mesmo sendo considerado um investimento alto, a LE Soluções indica a compra de um. Isso porque o equipamento permite que elevadores, portões, sistemas de segurança, portaria remota e luzes da área comum disponham de energia elétrica durante um apagão.

A saber, os geradores têm sua potência medida em KVA (kilovoltampere). Quanto maior for sua potência, mais equipamentos conseguem funcionar ligados ao gerador. Ele também precisa de combustível. Em condomínios, o mais utilizado é à base de diesel.

Enfim, a opção é por um aparelho que consiga manter luzes das áreas comuns acesas, sistema de segurança, interfones, portões automáticos e um elevador funcionando. Logo após, o tempo que o gerador permanece ligado depende da configuração do equipamento, do consumo do condomínio e do tamanho do tanque. O ideal é que o modelo a ser comprado tenha uma autonomia de 6 horas.

Especificações de um gerador

Então, os geradores podem ser abastecidos enquanto estiverem ligados, sem problemas. Portanto a administração do condomínio deve contratar uma empresa especializada que faça a entrega do combustível diretamente no condomínio.

Segundo a LE Soluções, “um equipamento de 60 KVA consegue suportar um elevador e as luzes das áreas comuns”. No mercado, este equipamento custa, em média, de R$ 40mil a R$ 60 mil. Outro custo é a manutenção, que pede limpeza de filtros e é obrigatória para todos os equipamentos.

Assim também, é necessário escolher um local. Em média, um gerador de 60 KVA demanda um espaço útil entre 6m² e 9m². À medida que o equipamento tiver mais potência, mais espaço ele ocupa.

Em suma, por ser identificado como item de segurança, o gerador deve ficar em um local trancado, onde não haja circulação de pessoas. O ideal é que fique o mais próximo possível do quadro de força, para evitar também gastos maiores com o cabeamento.

Em conclusão, quando se trata de escada pressurizada e gerador é preciso chamar um técnico especialista para ajudar na montagem e, principalmente, na manutenção.

Retrato da Lanume Weiss, autora do artigo "Escada pressurizada e gerador"

Lanume Weiss Assessora de comunicação Condomeeting

Assista o Vídeo completo que fizemos num condomínio, explicando na prática como funciona um gerador e as escadas pressurizadas.

Banner LE Soluções

Você sabia que um dos pilares de implantação de Compliance Condominial é o Código de ética e conduta? Saiba mais.

Pirâmide das Necessidades Condominiais. Fique por dentro.

E mais: Por que as Normas Técnicas são tão importantes?

Importante: Ronda em condomínios é permitido?

Quais são as penalidades legais ao inadimplente? Como lidar com isso? Confira.

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting