Nos últimos dias, furtos a condomínios têm chamado a atenção da população de Balneário Camboriú. E, acredite, agora um dos maiores alvos para os delitos são os portões e lixeiras. Em ações sem nenhum pudor, são levados objetos de condôminos e os bens privados dos residenciais. Dessa forma, os síndicos estão tendo que repensar maneiras de garantir a segurança dos condomínios.
Recentemente, síndicos de diversos edifícios perceberam que ações de furto têm sido reincidentes, mas com um agravante, a modalidade. Além das ações mais comuns praticadas por ladrões, como roubos de bicicletas e outros objetos, agora, a comunidade se depara com portões sendo levados por serem feitos de alumínio e terem certo valor em revendas.
_________________________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- Furtos em condomínios: nem os portões estão sendo poupados
- Mão de obra terceirizada – Responsabilidades
- O setor condominial em outro nível!
- OAB-MT amplia mercado de trabalho da advocacia
- O direito condominial em foco: o mercado está em ascensão
_________________________________________________________________________________________________________________
De acordo com Micheli Sapelli, síndica de um prédio furtado em Balneário Camboriú, a sensação de insegurança se alastrou após os últimos ocorridos. Dentro do período de dez dias, o condomínio dela já foi furtado três vezes. Sobre um dos furtos, ela narra o caso:
“Ele subiu a estrutura do primeiro andar, cerca de 6 ou 7 metros, pegou uma bicicleta, usou de um lençol que estava sob outra moto na garagem e usou para descer a bicicleta para o outro lado do muro onde havia comparsas esperando que auxiliaram na fuga.” – Micheli Sapelli
A partir do depoimento, podemos perceber que essas ações são corriqueiras e geralmente envolvem até mais de uma pessoa. E mesmo em locais de difícil acesso, com dispositivos de segurança como portões eletrônicos e câmeras, os furtos acontecem. Isso levanta a problemática da automação tecnológica nas residências, e até que ponto elas são eficientes no combate a crimes.
Furtos em condomínios: nem os portões estão sendo poupados
Em outro caso semelhante, mas ainda mais curioso, pessoas foram até o edifício e arrancaram e levaram o portão da central de gás do prédio. De acordo com a síndica de um prédio furtado, Rosecler Machado, a ação ocorre de forma que os ladrões desmontam o portão em várias partes, já que são portões montados com gomos, e colocam dentro de um saco. Dessa forma, eles levam e revendem os materiais.
“É complicado o morador acordar de manhã cedo e perceber que simplesmente a porta sumiu, né. E a gente fica à mercê dessa situação. Como ninguém viu? Como ninguém conseguiu pegar eles?” – Rosecler Machado
Além disso, algo que também chama atenção é o fato dos delitos acontecerem na região central da cidade. Isto é o local, que em tese, era para ser menos visado pelos ladrões pela grande incidência de monitoramento e movimentação de pessoas.
O que diz a Guarda Municipal
Procurada, a Guarda Municipal de Balneário informou que existem poucas incidências de denúncias mesmo com tantas ocorrências. Douglas ferraz é comandante da Guarda Armada e comenta a incidência desses crimes, ele fala que fazer o boletim de ocorrência no dia seguinte não é o suficiente.
“No último mês foram apenas três registros de pessoas que denunciaram os furtos. Se fosse feita a denúncia no momento do ato e a guarda tivesse encontrado o autor, já teria o registro e já seria devolvido o objeto” conforme Douglas.
Nesse meio tempo, os delitos ocorrem muitas vezes durante a madrugada, que é notado o crime durante a manhã. Ainda assim, vale o lembrete do comandante para denunciar o ocorrido o quanto antes. Além disso, existem registros de ocorrências de furto em plena luz do dia também.
Em suma, vale lembrar que comprar e receber objetos roubados configura em crime de receptação, com pena semelhante ao furto, um a quatro anos de prisão e multa. Para quem é vítima desses atos, o que resta é pensar formas de evitar esses furtos. Substituir alumínio por outros materiais é uma das soluções pensadas pelos gestores dos condomínios. Além disso, reforçar ações como as redes de vizinhos podem fazer diferença no enfrentamento aos casos.
Redação Condomeeting
_________________________________________________________________________________________________________________