‘Na era da sustentabilidade e da consciência ambiental, a horta comunitária e a compostagem em condomínios podem ser saídas necessárias ao cuidar da natureza‘
Em primeiro lugar, a horta comunitária em condomínios traz a possibilidade de comer produtos orgânicos fresquinhos, até mesmo para quem mora em prédios.
A saber, montar uma horta comunitária na área comum do condomínio é uma ótima opção para promover agricultura orgânica, gerar alimentos saudáveis, contribuir para a estética das áreas e ainda servir como atividade de lazer para os moradores.
De acordo com morador do condomínio Jardim Blumenau, Ricardo Padoin Nene, “a horta comunitária utiliza de um espaço “morto” para plantar frutas, legumes e temperos de fácil acesso aos condôminos”.
Igualmente, Ricardo cita outros dois benefícios: a educação das crianças, que auxiliam no cuidado diário da horta também; e também a aproximação entre os condôminos, que cuidam da horta em conjunto e discutem gostos em comuns, como a culinária.
De fato, não é necessário ser especializado para criar uma horta comunitária, basta ter proatividade. A Condomeeting reuniu as principais dicas para te ajudar a inserir uma horta em seu condomínio. Vamos lá:
Vantagens para o condomínio
Primeiramente, é preciso pensar na ideia do projeto e conversar com os moradores, para que seja uma aprovação unânime. Marque uma assembleia para dialogar com todos ao mesmo tempo, também é válido afixar cartazes informativos em pontos específicos da edificação.
Assim, quando apresentar o projeto, esteja preparado para contradições. Fale das vantagens e leve alguém que já tenha experiência com hortas a fim de conversar e tirar dúvidas.
Dentre os pontos positivos, estão o consumo de alimentos mais saudáveis; economia, pois não é mais necessário comprar esses produtos; maior integração com os vizinhos, já que a horta pode ser utilizada por todos; e ambiente mais colorido e bonito.
Escolhendo o local
Logo após a aprovação da horta comunitária no condomínio, é preciso definir o local. Também será necessário criar um ambiente para compostagem, já que o mais indicado para sua horta é utilizar adubo orgânico. Os moradores podem reaproveitar os resíduos sólidos orgânicos que iriam para o lixo e realizar a compostagem.
Naturalmente, se o condomínio for pequeno, será necessário considerar as hortas verticais. Com um pouco de criatividade é possível fazer agricultura com algumas garrafas pet.
Por outro lado, se o edifício for maior e possuir áreas verdes, há possibilidade de construir canteiros. De qualquer maneira, é necessário que o local tenha alta incidência de luz solar.
Nesse sentido, para moradores que querem participar de uma horta comunitária, mas não tem espaço no condomínio, podem participar de hortas urbanas.
Por exemplo, a horta do Grupo Centro de Integração Cultural Afetivo Latino-Americano (CICAL). A horta comunitária CICAL está localizada na sede do Circulo Argentino de Santa Catarina (CASC), na Rua Holanda, n° 150, em Balneário Camboriú.
A saber, esta horta é especializada em produzir para pequenos espaços. Os participantes produzem parte da horta ali e, depois, levam e cuidam em casa da outra parte.
Vantagens de uma composteiras em condomínio
Bem como explicamos as vantagens das hortas, iremos dizer o porque você deve considerar uma composteira também. Além de servir de adubo para a horta comunitária, também é um favor ao meio ambiente.
Acresce que, a matéria orgânica representa cerca de 52% dos resíduos sólidos gerados. A compostagem é a forma correta de dar um fim mais adequado a cascas de frutas, legumes, restos de folhas e cascas de ovos que iriam acabar sobrecarregando os aterros desnecessariamente.
Afinal, o que é necessário para montar uma composteira? Você vai precisar de restos de alimentos não cozidos e de fibra (palha, grama ou hortaliças folhosas). A fibra é a responsável no processo de decomposição da matéria orgânica.
Primeiro, escolha um local. Pode ser um cantinho do condomínio, um canteiro, ou local cimentado de fácil acesso e que pegue bastante sol, preferencialmente monte perto da horta.
Segundo, intercale camadas de palha e sobras de alimentos. A primeira camada deve ser de fibra com altura de 10cm. O recheio, que são os restos de alimentos, devem ter 5cm. A cobertura final deverá ter de 10 a 15cm de fibra.
Saiba que, no verão, o produto orgânico resultante da compostagem fica pronto em dois meses. Já no inverno, o tempo dobra, podendo levar quatro meses para poder ser utilizado como adubo na horta.
Portanto, o tamanho da estrutura depende do tamanho do condomínio e da quantidade de resíduos sólidos orgânicos que são produzidos nesta comunidade. Os moradores devem ficar responsáveis pela coleta seletiva em seus apartamentos e um funcionário do edifício ou síndico ficam encarregados de abastecer e realizar a manutenção.
Estipule regras para a horta comunitária
Da mesma forma, é necessário definir quem serão as pessoas responsáveis pelo plantio, manutenção, colheita e divisão dos alimentos na horta comunitária. Criar um grupo responsável pela horta, eleito pelos próprios moradores, é importante para garantir o bom andamento do projeto.
Igualmente importante escolher os alimentos que serão plantados. É possível plantar alecrim, manjericão, hortelã, manjerona, capim-limão, capim-cidreira, erva-doce, carqueja, arruda, orégano, salsa, salsinha, cebolinha, coentro, tomilho e guaco. O melhor é que cada espécie tenha o seu local separado das demais.
Outro fator importante é levar em consideração o tipo de solo, época do ano e a região em que o condomínio está. É necessário definir uma escala de rega e alguém responsável pela remoção das ervas daninhas e fazer a prevenção contra pragas.
Envolva todos os moradores
Ainda por cima, é possível envolver todos os moradores com a horta comunitária. Você pode criar dias temáticos com atividades para crianças ou promover almoços coletivos com os alimentos colhidos, por exemplo.
Por fim, na hora da colheita, divida os alimentos entre os condôminos. Você pode convidar todos para participar ou deixar um grupo responsável por colher e distribuir os alimentos.
Gostou do conteúdo? Quer ser um síndico inovador e bem informado? Acompanhe mais notícias do portal e compartilhe com amigos!
Lanume Weiss – Assessora de comunicação Condomeeting
Viver em condomínio: Como lidar com as queixas?
E mais: Coleta e descarte de óleos em condomínios.
Acesse: Perfil do Porteiro – Como melhorar a seleção?
Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting
Muito interessante. Gostaria de saber se vcs. tem alguém especializado para ajudar a montar uma horta em uma área do edifício (que pega sol durante parte do dia)
Favor chamar o Paulo no Whats 47996527652 ele é especialista