A decisão técnica da norma ABNT NBR 16747 Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, elaborada pela Comissão de Estudo de Inspeção Predial (ABNT/CB-002/ CE-002:140.002), foi publicada no dia 21 de maio do ano passado. O setor civil esperava ansiosamente por essa Norma, que se sobrepõe a uma lacuna técnica que havia. Agora, as inspeções periódicas de edificações são obrigatórias. Inspeção predial: é um dever do síndico se atentar a isso.

Em seguida, escutamos um engenheiro civil especializado nessas inspeções, David Fratel e a síndica profissional Margarete Montone. Sob o mesmo ponto de vista, ambos defendem uma frente ampla para inspecionar e realizar a manutenção de edifícios.

Atuações dos profissionais

Antes de tudo, é necessário separar as atuações dos profissionais. O síndico, por mais que esteja atualizado e informado em diversas áreas, nunca será especialista em tudo. Por isso, é necessário ter sempre um time à sua disposição para prestar serviços ao condomínio. É o que conta a Síndica Margarete: 

“O síndico é um generalista, não dá de se especializar em tudo. Deve haver a prática de se contratar especialista. Ter planos de manutenção.” A síndica fala em filtrar e definir o que deve ser feito.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

O engenheiro defende o que Margarete conta. Ele introduz o tema dando detalhes sobre inspeção predial. A norma fala sobre os principais aspectos que devem ser analisados numa inspeção. Assim, os pilares são: segurança estrutural, segurança contra incêndio e segurança na manutenção. Além da segurança da pessoa em habitar sob esse prédio, intitulado habitabilidade.

O engenheiro também define a sustentabilidade como um fator.  A sustentabilidade, ao contrário do que muitos acham, está em alta por ser atrelado a durabilidade da obra. A partir do momento em que você reduz o lixo do prédio, extingue os entulhos, por exemplo, e aumenta a vida útil do edifício. 

As inspeções e manutenções são multidisciplinares

“As inspeções devem ser feitas por profissionais, engenheiros ou arquitetos. É um caráter multidisciplinar, tem que olhar tudo. Você tem que chamar o engenheiro, e, se for necessário, ele vai aderindo outros especialistas.”  – Frisa David Fratel.

Por último o engenheiro explica que a periodicidade das inspeções vai depender do edifício e das instruções feitas pela construtora que foi responsável pela obra. Dessa forma, cada construção tem sua particularidade. Assim como edifícios mais antigos devem ter inspeções e manutenções mais frequentes. Essa é uma discussão que interessa as duas partes, pois há o interesse de ambas.

“Temos que ter sempre um laudo. Temos que analisar se está tudo ok na estrutura do condomínio. As alterações que devem ser feitas.”

De acordo com Margarete, ela sempre conta com engenheiros em seus condomínios. Além disso, a necessidade de ter um técnico responsável para apresentar um laudo é a questão principal. Ainda mais, apenas alguém especializado na atividade pode garantir a prontidão dos bons serviços com segurança. Ou seja, o síndico que é responsável por fazer uma gestão como um todo, tem que ter contato e conversar com especialistas periodicamente. 

“O engenheiro já nos prepara para a futura gestão, para seguir o que foi definido por ele. Assim fica tudo mais fácil, com as pessoas corretas.”

Inspeção predial: é um dever do síndico se atentar a isso

Por fim, o ideal é manter contato com engenheiros, civil e eletricista, para ficarem por dentro de tudo que está acontecendo no condomínio. David ainda explica que as garantias oferecidas pelas construtoras só podem existir se houverem as manutenções necessárias.  Dessa forma, caso a construtora note a falta de inspeção e reparo necessário, ela pode negar a garantia.

A saber, isso vale para a entrega da obra também. Ao passo que o síndico recebe um condomínio novo, é necessário ter ao lado um engenheiro  habilitado para se atentar aos detalhes. “O gestor jamais vai conseguir trabalhar sem o perito engenheiro junto”.

Empenho do síndico

O empenho do síndico é super importante. É dele a responsabilidade que o condomínio precisa. O morador nem sempre está atento a isso no dia a dia, dessa forma, o síndico tem que transmitir essa necessidade de haver as inspeções e manutenções. Em síntese, isso pode prevenir dores de cabeça no futuro. Portanto, o síndico tem que prever a arrecadação para essa verba de inspeção e manutenção e passar aos moradores.

David lembra que, quando a manutenção é bem feita, traz economia a longo prazo para o condomínio. Ainda mais, existe um software que aponta todas as necessidades e as periodicidades das inspeções prediais. O síndico pode usar para saber o que deve ser feito na semana, no mês ou no ano, assim, facilitando todo o processo.

Em conclusão, tanto David quanto Margarete concordam que é melhor resolver os problemas antes deles acontecerem. 

Fonte Condtv.com.br

_________________________________________________________________________________________________________________