Imagine algumas situações em que, de uma hora para outra, podem interferir diretamente na segurança do condomínio. O que a manutenção preventiva pode evitar?
Quedas de energia inesperadas; falta de sinalização para orientação de rotas de fuga; falha no sistema de alarme de emergência podendo este não acionar em caso de incêndios ou então ficar com a sirene acionada sem necessidade.
Vazamentos de gás que podem vir a ocasionar explosões ou intoxicação, vazamentos de água nos sistemas de hidrantes, e o mais temido de todos, o início de um pequeno ou grande incêndio, causando danos aos bens materiais e colocando em risco a vida dos moradores, colaboradores e vizinhos do condomínio.
Como síndico responsável você estaria preparado para enfrentar qualquer uma destas
ocorrências?
As consequências de qualquer falha nestes sistemas geralmente causam muito incômodo e dor de cabeça ao síndico, uma vez que, até que sejam apuradas as falhas. Bem como, as responsabilidades tanto civis como criminais ficam por conta do sindico. A Manutenção Preventiva pode vir a ser um diferencial para que grandes ou pequenos incidentes sejam evitados.
Equipamentos e demais elementos que compõem um imóvel, podem apresentar deterioração com o passar do tempo e exigem cuidados regulares. Além disso, podendo ter um prejuízo bem maior no caso das medidas preventivas não serem tomadas evitando um dano irreversível ao equipamento.
_________________________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- Um breve histórico da sindicância – Código Civil
- Condômino é notificado após instalar uma antena de radio amador externa
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- O presente e o futuro em discussão: a reciclagem como alternativa
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_________________________________________________________________________________________________________________
Economia de custos:
Manutenção preventiva equivale a menos de 50% cobrado em relação ao valor de um conserto ou troca por equipamento novo.
Redução de riscos:
Portanto deve se realizar vistorias periódicas, testes em elevadores, manutenção do sistema de combate a incêndio, instalações hidráulicas e elétricas ajuda a evitar diversos tipos de acidentes envolvendo danos materiais e põem em risco a vida humana em caso de falhas. Um dos atributos mais importantes para quem opta por morar em um condomínio é a segurança.
Valorização do imóvel:
Aliás um imóvel bem cuidado, e com os sistemas de segurança funcionando e em dia, atrai melhores investidores e também moradores, e com certeza estes também irão colaborar mantendo suas obrigações em dia junto ao condomínio.
Ao procurar profissionais na área, é sempre importante saber mais sobre a empresa, se ela possui local fixo, credenciamentos e alvarás assim como engenheiros que possam assinar os laudos e emitir a ART.
Rose Guerreiro | Gerente Comercial no mercado de prevenção contra incêndios
[…] Confira também: Manutenção preventiva em sistemas de incêndio […]