Antes de mais nada, você já ouviu falar em marketing olfativo? Por isso, você síndico, já pensou na importância que o cheiro do condomínio tem aos moradores? Então, o olfato é um sentido muito importante e, dependendo de como é estimulado, pode trazer boas emoções.
Certamente, muitas empresas estão deixando o velho marketing para traz e trabalhando as novas tendências do mercado. Como resultado, está o marketing olfativo.
A saber, esta técnica sensorial consiste em transmitir e fixar a identidade de uma marca, por meio de uma fragrância exclusiva.
Em suma, é tornar a experiência do cliente mais confortável e atraente, por meio dos aromas que despertam uma identificação com a marca, tornando o cliente fidelizado. Mas, você deve estar questionando: O que isso influencia nos condomínios?
Marketing olfativo nos condomínios
De acordo com Rosana Warnava, sócia da Empório Essenza de Balneário Camboriú, “um aroma pode remeter a lembranças de um momento em família, um lugar, um experiência vivida”. Isto é o que o marketing olfativo faz: envolve as pessoas, trabalha as emoções.
Afinal, esta técnica sensorial pode ser um diferencial do seu condomínio, pois pesquisas revelam que, ao longo da vida, recordamos 35% do que percebemos pelo olfato.
Como resultado, o cheiro influencia o cérebro trazendo sensações de relaxamento, concentração, alegria. Logo, você pode trabalhar com os aromas para que, quando o condômino estiver nas áreas comuns, sinta-se em casa.
Como implantar o marketing olfativo no condomínio?
Primeiramente, uma boa administração de condomínios deve oferecer um serviço diferenciado e surpreender os morados e/ou frequentadores. Logo após, é necessário um investimento permanente em tecnologia e inovação. Então, a Rosana explica dois passos necessários para implantar o marketing olfativo em condomínios:
A princípio, trabalhe os cheiros. Por exemplo, qual é o aroma que mais combina com seu condomínio? O delicado, marcante, suave, doce? Quais são as sensações que você busca transmitir?
Em seguida, escolha locais estratégicos como por exemplo no hall de entrada, nos corredores e nas áreas comuns.
O marketing olfativo e os outros sentidos
Assim também, Rosana explica que o aroma atua na região do sistema límbico no cérebro, que é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.
Dessa forma, “ele não é apenas um simples cheirinho em loja, mas também um importante recurso de lembrança”, ressalta.
Entretanto, para aderir um bom marketing olfativo em seu condomínio, é necessário contratar uma empresa especializada, que irá auxiliar nas melhores decisões. Assim, é possível implementar técnicas com os outros sentidos, trabalhando a visão, o tato, o paladar e a audição.
Por exemplo, som ambiente, café na recepção, quadros e plantas de decoração e papéis de parede texturizados.
Em conclusão, as síndicas profissionais Joice Honório e Giovana Menegatti já implantaram a técnica em seus condomínios. Como resultado, a síndica Joice diz que “sempre usa aromas no hall de entrada”, e Giovana afirma que usa para “personalizar a sua gestão“.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Lanume Weiss – Assessora de comunicação Condomeeting
Você sabe qual é a importância da cobrança das cotas em atraso? Saiba mais.
Pirâmide das Necessidades Condominiais. Fique por dentro.
E mais: Escada pressurizada e Gerador – Como funciona?
Importante: Ronda em condomínios é permitido?
Quais são as penalidades legais ao inadimplente? Como lidar com isso? Confira.
Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting