Antes de mais nada, a nova gestão de um condomínio deve, ao assumir, se precaver e tomar uma série de cuidados ao elaborar o seu plano de ação e relatórios. É importante tirar fotos assim que se inicia o check-in da estrutura física de toda a edificação.
Daí, essas imagens devem fazer parte do relatório de vistoria, com data e ano que foi feito. Podendo identificar as condições de conservação, estabilidade e segurança do condomínio.
Logo, para deixar este relatório mais completo e eficiente, o checklist deve conter também o inventário patrimonial constando tudo que existe em cada ambiente.
Planejamento das manutenções
Certamente, depois deste relatório, com uma postura proativa o síndico poderá com bom senso, fazer um planejamento das manutenções, revisões, reparos, reformas e aquisições que o condomínio necessita.
Além disso, na assembleia este relatório será apresentado aos condôminos para todos terem conhecimento, e elaborarem um planejamento anual com as melhorias que serão feitas.
Para esclarecer, este relatório também servirá para mostrar como era o condomínio e como houve benfeitorias durante a sua gestão.
Em suma, o planejamento deve ser bem estruturado com orçamentos para cada item. Também com base na previsão orçamentária, definirem as prioridades para aquele ano.
Boa relação com a contabilidade
Bem como, é de suma importância que logo na assembleia geral ordinária, já estabeleça a data que o novo sindico estará recebendo as documentações. Dentre elas: as plantas arquitetônicas, hidráulicas, elétricas e preventivas de incêndio.
Por isso, é imprescindível que o novo sindico tenha uma boa relação com a contabilidade ou administradora, pois passaram a trabalhar juntos nesta gestão.
Acima de tudo, o relatório de Vistoria será um controle de qualidade que ajudará a abrange diversos setores, oferecendo inúmeras vantagens e benefícios aos envolvidos:
A saber, a construtora, as contabilidades (administradoras), os órgãos regulamentadores, os profissionais e os condôminos.
Outrossim, o novo síndico deve estar atento ao seguro predial e se necessita de alterações. Ainda deve verificar as ações judiciais, rever os contratos vigente e o sistema de segurança, e ainda ver se está em dia o alvará dos bombeiros, habite se e outros documentos.
Da mesma forma, outra sugestão para o novo síndico é mandar uma carta de apresentação para os moradores. Nesta explicando se você é síndico contratado, passando o seu telefone e WhatsApp, caso necessitem de algum auxílio.
E, no caso de ser morador, de que unidade, há quanto tempo mora no condomínio, sua profissão e a proposta para a futura gestão.
Giovanna Menegatti
Síndica Profissional
Veja também:
Acesse https://condomeeting.com.br/mandado-de-busca-e-apreensao-nos-condominios/
Conteúdo: https://condomeeting.com.br/o-sindico-profissional-e-a-sua-forma-de-contratacao/
Acesse: https://condomeeting.com.br/sindico-como-esta-a-documentacao-de-preventivo-contra-incendio-em-seu-condominio/
E mais: https://condomeeting.com.br/eficiencia-energetica-para-condominios/
Assista o video: https://condomeeting.com.br/cidades-inteligentes-e-os-condominios/
Inadimplência no seu condomínio? https://www.youtube.com/watch?v=fWwVGlnbxSU&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=6&t=26s
Dúvidas? https://condomeeting.com.br/inspecao-e-durabilidade-das-edificacoes/?_thumbnail_id=4871
Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting