Saber o que significam os termos que envolvem a Gestão Condominial ajuda a entender em que etapa o Condomínio se encontra. Bem como, a forma em que os resultados estão sendo divulgados para os condôminos na Prestação de Contas, separando o planejamento, a execução e o controle. Para isso, existe a auditoria.

Dessa forma, contratar Contabilidade/Administração de Condomínios é o primeiro passo para a obtenção dos controles internos. Pois esta é conhecedora de suas funções e em consonância com o Setor Administrativo dos empreendimentos.

Nesse ínterim, é fundamental ter uma Previsão Orçamentária bem elaborada, com um Plano de Contas detalhado. Sem dispensar a presença da documentação hábil, para que tenhamos a Administração Condominial.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

____________________________________________________________________________________________________

Após isto, na etapa da Gestão, temos a Auditoria Preventiva Condominial. Por ser uma Auditoria Contínua e Mensal, consolida os controles, e, sobretudo, a comunicação do Síndico com seus pares.

Sem a Auditoria, não é possível implantar a Governança Condominial, pois, não haverá o cumprimento dos princípios [Transparência, Prestação de Contas, Responsabilidade e Equidade]. E por fim, não há como falar em Compliance Condominial, sem o cumprimento das etapas anteriores.

Fique atento! Como a auditoria pode ajudar?

Problemas ocultos nos Condomínios precisam de ações práticas, contra alta inadimplência, quotas injustas, riscos trabalhistas, acidentes de trabalho, questões tributárias, dentre outros. Na prática, o que chama a atenção:

  • Na área administrativa interna: se o condomínio efetuar pagamentos sem procedimentos, ele terá apenas um setor para pagamentos.
  • Na Administradora: se o condomínio não for orientado antes de efetuar os pagamentos, não teremos os controles em funcionamento.
  • Na Auditoria: sua ausência, não contará com um profissional independente que não está no dia a dia da operação, como o Auditor Condominial, para o monitoramento da prestação de contas.
  • Na Governança: para atingir o “sistema” de Governança, os processos de controle devem estar em consonância com a comunicação.
  • No Compliance: o condomínio para “estar em conformidade”, não pode descumprir as etapas anteriores e deve ter procedimentos escritos, com treinamentos.
auditoria

Michele Lordêlo | Especialista em auditoria para condomínios

auditoria