Passado o início do ano, já pensou em quais será os novos planos? A maioria dos síndicos já passou pela Assembleia Ordinária de seus condomínios. Depois de tanta correria para apresentar as contas, relatório do que foi feito e planejamento orçamentário, há uma sensação de alívio em passar dessa etapa. Mas quem pensa que depois da assembleia dá para ficar tranquilo, está enganado!

Normalmente a reunião anual de condôminos traz as diretrizes do que deverá ser realizado no ano, tal como obras e manutenções importantes. É o momento também em que os condôminos aproveitam para fazer solicitações e dar sugestões.

A partir dessas informações o síndico pode enumerar todas as solicitações. Pedidos simples, de baixo custo e que de fato geram benefícios podem e devem ser atendidos o mais brevemente possível. Assim, a lista de pendências vai diminuindo.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Já os itens mais complexos como obras e manutenções de maior custo vão demandar maior análise de pesquisa de preço e planejamento financeiro. Em algumas situações, após juntar todas as informações, ainda há que se passar por outra assembleia ou reunião de conselho.

Nesse sentido nos novos planos, deve ser monitorado o tempo entre reunião e a execução do projeto pretendido.

Uma vez que estão definidas as obras e manutenções que serão executadas, o síndico deve montar um plano de ação, que deve contemplar contratação de prestadores, análise de contrato e documentação, cronograma de obras e pagamentos, prazo de conclusão.

Em caso de obras nas fachadas ou em áreas externas, o cronograma deve ser elaborado levando em conta as épocas do ano mais favoráveis. Períodos chuvosos ou úmidos devem ser evitados no caso de pinturas, aplicação de revestimentos, impermeabilização de terraços, etc.

Executar a obra no período correto evitará atrasos, transtornos e desperdício de materiais.

Há que lembrar que depois de concluída a obra, ainda haverá vistoria de entrega e possíveis reparos posteriores. A atenção com o tempo é sempre importante e em nossa região é de praxe tentar concluir tudo para o início da temporada.

Com um plano de ação bem elaborado, não será difícil atingir os objetivos do ano e deixar os condôminos satisfeitos.

Cristina Oliveira | Consultora de Atendimento Contábil e Condominial
Diretora Social da ASBALC