“Lição” que tiramos da pandemia

Em primeiro lugar, no dia 19 de março de 2020 acordamos com o Decreto emitido pelo Governo Estadual determinando quarentena e suspendendo atividades e serviços privados.

A princípio, tivemos que que fechar o escritório em que fazemos a contabilidade de diversos condomínios. Inicialmente foi uma sensação surreal, assim como deve ter sido para todos que tiveram que interromper suas atividades.

Afinal, só nos deparamos com isso em filmes de ficção científica.

Enfim, passado o choque inicial, sabíamos do tamanho da responsabilidade que tínhamos sobre nossos ombros – a vida financeira de diversos condomínios.

A estrutura continua funcionando

Em suma, os edifícios têm que funcionar, os funcionários tem que receber, as contas devem ser pagas, os elevadores precisam continuar funcionando, enfim, nada pode parar.

Foi necessário fazer toda uma logística para transformar os lares dos membros da equipe em escritórios, para que boletos continuassem sendo gerados, contas continuassem sendo pagas, e, todo o trabalho pudesse ser conduzido.

E o que foi essencial para que tudo pudesse fluir ininterruptamente?

O universo digital. Nós já temos condomínios que estão quase que completamente inseridos no formato digital.

Isto é, esses não tiveram dificuldades durante a quarentena. Mas, alguns poucos, que ainda pagam contas somente com cheque, ou que têm funcionários que recebem com cheque ou ainda, que de algum modo dependem da forma presencial para conduzir a gestão, enfrentaram dificuldades.

Ocasionalmente naqueles dias que se seguiram, havia uma legislação paralisando todo atendimento não só de nosso setor, mas dos bancos, cartórios, correios e tudo mais relacionado à gestão condominial.

Não havia muito o que fazer, pois estava além de nossas mãos.

A saber, não só no âmbito dos negócios, mas de forma geral, a inserção tecnológica se mostrou essencial para condução da nossa vida cotidiana.

É um caminho sem volta. A exclusão digital se mostrou um problema para algumas pessoas durante o isolamento, e a tendência é que isso impacte cada vez mais em suas vidas.

Mudou a forma de nos relacionarmos

Rigorosamente falando, sairemos dessa pandemia com uma visão muito diferente tanto quanto à forma como trabalhamos, quanto à forma como nos relacionamos e gerimos os diversos campos da nossa vida.

Com certeza, adquirimos novas capacidades, conhecemos novos formatos e daqui por diante, repensaremos os nossos negócios.

Não dá mais para dizer “Eu sempre fiz assim e sempre deu certo”. Fomos impulsionados a nos abrir para ações diferentes.

Cristina Oliveira

Consultora de Atendimento ao Cliente na

Krieger Assessoria Contábil e Condominial

Diretora Social da ASBALC

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

Nossos vídeos no youtube condomeeting: https://condomeeting.com.br/saiba-como-fazer-a-desinfeccao-preventiva-das-areas-comuns-do-condominio/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EK0JSxh1UcQ&t=757s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/os-beneficios-de-ter-um-manutencista-condominial/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/pandemia-e-a-inadimplencia-condominial/