Entenda como os condomínios passaram a lidar com o aumento na demanda de entregas
A princípio, com a ascensão e popularização da internet aliado à crise pandêmica que afetou todo o mundo nestes últimos dois anos, o gesto de comprar e receber se transformou por completo. Com uma crescente no número de entregas a domicílio, de bens de consumo, medicamentos, móveis e até comida, as populações têm se adaptado e cada vez feito mais uso das tecnologias.
De acordo com uma pesquisa recente divulgada por um aplicativo de gestão condominial (TownSq) que homologa dados pertinentes a isso, os condomínios tiveram aumento e 382% no número de entregas. A pandemia fez aumentar o número de entregas em condomínios.
Segundo a pesquisa, apenas em condomínios dos três estados do sul mais São Paulo, foram 417.325 entregas apenas no primeiro semestre deste ano de 2021, isso equivale a um aumento de 334.748 entregas a mais, apenas nos condomínios consultados pela empresa.
Isentando casas comuns e demais condomínios não consultados. Logo, o impacto pode ser cada vez maior.
Para tratar sobre isso, conversamos com Lenita Ferla, consultora comercial nos Correios. Atuante no órgão, ela comenta sobre o ‘boom’ na procura por compras online e como isso influencia no tráfego de entrega de produtos no Brasil e em Santa Catarina, onde é sua área de atuação.
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Aumento nas compras online
De encontro com o que a consultora conta, durante o primeiro semestre de 2020, foram 93,1 milhões de pedidos online feitos por brasileiros, de acordo com o relatório Nielsen Webshoppers. Esse número representa um aumento de 43% que no mesmo período de 2019, quando foram 65,2 milhões.

Sobre a inserção de cada vez mais pessoas nesse cenário de compras e entregas em domicílio, Lenita conta: “O novo comportamento é do mundo todo né, mas em especial nós brasileiros temos mais por utilizar a internet nesse período da pandemia.
É um cenário novo inclusive com vários idosos utilizando a Internet para fazer compras. Então, muitos que não tinham acesso à internet, ou não compravam online, foram em busca disso. E o resultado disso tudo é que realmente as compras virtuais aumentaram significativamente nos últimos meses.”
Para a consultora, esse modelo de compra, que já era popularizado antes da pandemia, mas que se inseriu de vez na vida dos brasileiros pós pandemia, reflete uma urgência de momento. Ela tem razão. Se levarmos em consideração o número de ofertas de lojas disponibilizadas via internet e a infinidade de produtos, notamos o motivo de cada vez menos pessoas saírem de casa para comprar. Mesmo em um cenário não pandêmico.
De acordo com Lenita: “ O pessoal da logística tem muito trabalho. os Correios, especificamente. Aumentou muito as entregas.”
Os Correios, apesar de ter pessoal terceirizado que foi contratado e ter várias pessoas que foram afastadas por conta da covid, tem dar conta de fazer essas entregas todas em todos os locais.” Vale lembrar, a partir do comentário da consultora, que existem localidades que apenas os correios conseguem ir, muitos deles, inóspitos.
Aumento de demanda para os Correios
A reportagem consultou os Correios para saber sobre os dados referentes ao número de entregas neste novo cenário, no entanto, não obtivemos resposta. Mesmo assim, a consultora comercial garante que, nas mais diversas frentes, o órgão teve um aumento substancial nas demandas.
“Estamos recebendo muita mercadoria vinda do exterior também, inclusive né. Não só nacionais, mas internacionais tiveram um crescimento intenso. E de tudo isso os Correios estão fazendo as entregas.” complementa Lenita Ferla.
Relativo, novamente, aos condomínios, a expansão na procura por compras via internet e o aumento na demanda de entregas fizeram toda a comunidade se transformar. Principalmente os gestores e colaboradores.
Entregas em condomínios
Para entender a partir do ponto de vista condominial também, consultamos o Senhor Pablo de Souza, zelador de um condomínio em Balneário Camboriú. Ele conta sobre medidas tomadas para não comprometer a segurança dos moradores:
“Realmente aumentou a demanda de entregas, e isso é bom, pois aumentou a comodidade das pessoas. Porém a gente tomou algumas medidas. A gente limitou a entrada de entregadores no prédio. Só entram entregadores cadastrados ou com vínculos em empresas. Tem que estar devidamente cadastrado. Já à noite nenhum tipo de entregador entra no prédio. Por isso, nunca enfrentamos problemas. Acho que isso é positivo como um todo. “
A síndica Eliana Fontoura, que gere um condomínio de grande porte, também comenta sobre o aumento no número de entregas no condomínio em que gere. Ela fala sobre os cuidados e a atenção que deve ser tomada. No condomínio em que integra, a tecnologia auxilia na administração, bem como nas entregas.
“Todas as entregas que chegam são recebidas pelo porteiro. Ele cadastra a entrega no aplicativo do condomínio. Toda a entrega que chega é cadastrada e a pessoa já é avisada diretamente no celular, o pessoal desce e pega. Nós avisamos via app, e tudo fica registrado. Além disso, quando uma pessoa busca a encomenda, é registrado no app e no livro de correspondências. Por isso nunca enfrentamos problemas, já que nossa portaria aqui é 24h e o condomínio é de grande dimensão.”
Portanto, é possível notar que as pessoas estão se adequando a novos tempos. A tecnologia está cada vez mais inserida em nossas vidas, bem como nossa relação com comprar e receber. Desse modo, devemos ficar atentos às transformações do mercado e como os condomínios estão lidando com cada vez mais demanda nesse quesito.
Uesley Durães | Redação Condomeeting
