O verão tem suas belezas: praia, sol, descanso… Mas nos condomínios o veraneio pode causar incomodações: barulho, areia no elevador social, lixo no lugar errado…
Ninguém discorda que o litoral se desenvolve com a vinda dos turistas e que é super importante recebê-los bem. Entretanto, o veranista precisa ter em mente que existem pessoas que moram na praia e que, por isso, não é uma terra sem lei.
O imóvel pode ser um investimento, como pode ser moradia, e o síndico precisa administrar esse aparente choque de conflitos.
O grande problema da gestão durante o veraneio é ver esta época como uma provação a ser superada ou como um período isolado. Não, não é. É uma estação com alta demanda cíclica.
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Preparativos para o veraneio
Para que a estação seja bem-sucedida e aproveitada, o síndico precisa preparar o condomínio. Nesse sentido, os preparativos começam já no final do último verão.
Por isso, cabe à administração fazer um levantamento das dificuldades e soluções implantadas para ir aprimorando ano após ano.
Vai depender da estrutura, equipe, quantidade de unidades locadas para a alta temporada, cultura dos veranistas e postura dos locadores e moradores. Mas, de modo geral, seguem um certo padrão e regularidade.
Dicas de planejamento para o verão:
- Ao final da estação planilhe todos os eventos desconfortáveis. Assim, será mais fácil fazer um diagnóstico e um planejamento para o próximo verão;
- Pergunte aos proprietários, principalmente aos moradores, como foi o período. Eles são as pessoas mais afetadas;
- Tente identificar o que deu errado e porquê. Lembre-se que culpar o veranista está fora de cogitação. Ele não tem compromisso permanente com o patrimônio que está locando;
- Atualize o Regimento Interno para a realidade do condomínio;
- Tenha no Regimento Interno regras claras e as consequências do não cumprimento. Deixe claro quem é o responsável por informá-las aos veranistas;
- Durante o ano conscientize os proprietários da necessidad de cooperação;
- Sinalize as orientações do que pode e o que não pode nas áreas comuns do condomínio;
- Se for preciso contrate funcionários temporários para dar conta da demanda;
- Mantenha cadastro atualizado dos proprietários para em caso de emergência;
- Tenha um plano de contingência.
Mesmo que o verão esteja batendo à sua porta, ainda assim é possível implementar, de forma resumida e emergencial, melhorias para a próxima estação. Foque nos maiores problemas.
Além disso, outra dica importante é usar de bom senso. Excessos sempre haverá. Ninguém vai dormir cedo na virada do ano novo, por exemplo.
E as pessoas de férias, esquecem das regras. Elas estão de férias! Por isso, converse, explique, sinalize. O que não pode é a felicidade de um ser o desgosto do outro.
Regras da boa convivência
O veranista precisa entender que as regras da boa convivência continuam valendo. O morador precisa entender que enquanto ele vive na praia por todo o ano, outras pessoas sonham em ir, se programam, economizam e viajam com sua família e amigos para onde se sentem bem e felizes.
Cada um cede um pouco e todo mundo fica feliz. O verão gera riqueza que será usufruída pelo morador, durante todo o ano. É a roda da economia girando…
Por fim, não se esqueça: ter um síndico capacitado, externo ou morador, faz toda a diferença!
Márcia Telles Neller | Síndica Profissional 5 Estrelas