É necessário que as associações de síndicos e entidades do segmento se unam para ter mais força, liderança e credibilidade. O síndico profissional é o agente da mudança. O segmento vem se consolidando em todos os estados brasileiros, mas é uma jornada de conscientização e mudança de cultura que deve ser constante, bem como a qualificação e ética. O Segmento Condominial necessita de união e credibilidade!

Bem como, facilmente podemos identificar que a profissionalização do setor é uma exigência maior por parte dos condôminos. Ou seja, o síndico precisa de mais conhecimento e desenvolver muitas habilidades. Visto que o segmento condominial se expande cada vez mais com a crescente verticalização, e junto ao avanço tecnológico para facilitar a comunicação, gestão de segurança, gestão administrativa e financeira nos condomínios.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Responsabilidades

É necessário criar processos para a construção da gestão condominial, em função do acúmulo de várias responsabilidades e muito trabalho. Hoje podemos dizer que o compromisso do síndico abrange: questões tributárias, adequação de estrutura as novas legislações, questões ligadas a sustentabilidade, segurança e tantas outras.

É necessário investir em conhecimento para essa atividade multidisciplinar. Portanto, o segmento precisa de um código de conduta visando os princípios da ética, transparência e compliance na gestão condominial.

Com as boas práticas de governança e compliance é possível fazer uma gestão eficiente, impessoal e ética. Melhorando a qualidade e reputação. Precisamos desenvolver manuais de procedimentos para síndicos de modo a defender as boas práticas, em âmbito nacional.

O Segmento Condominial necessita de união e credibilidade!

Temos várias associações de síndicos em diversos estados brasileiros, empresas especializadas em cursos para síndicos, e, desse modo, podemos criar juntos uma “cartilha” para a excelência dessa atividade de mandatário do condomínio.

Por fim, acho importante o debate do PL348/18 sobre a regulamentação da profissão do síndico. O ideal é que o tema seja debatido, pois temos opiniões divergentes. E isso é positivo, pois mostra movimentos de mudança e transformação do perfil do síndico.

Mauren Gonçalves – Síndica profissional e fundadora benemérita da Assosindicosrs