‘As novas tendências do mercado diante do novo Normal e a profissionalização do síndico’
Em primeiro lugar, sabemos que pandemia acelerou as mudanças do mundo e que mais do que nunca teremos que nos adaptar a um novo normal.
No entanto, algumas ações caracterizadas como “novo”, não são tão novas assim.
Logo, ocorre é que por muito tempo, houve uma negativa por parte de alguns profissionais de se adaptar às novas tendências do mercado.
As principais habilidades essenciais do síndico do futuro
A saber, o Fórum Econômico Mundial, listou em 2016 dez habilidades essenciais ao dito profissional do futuro.
Daí, o interessante é que as habilidades listadas, não dizem respeito às habilidades técnicas (hard skills), todas elas são relacionadas as habilidades comportamentais (soft skills).
Logo, embora as habilidades técnicas sejam primordiais, são as habilidades comportamentais que ditam os resultados, são elas as responsáveis pelo “como fazer”, são elas as responsáveis por nos
fazer alcançar a tão necessária assertividade.
Em síntese, diante dos desafios do universo condominial e busca constante por maior qualidade de vida, listo a seguir algumas habilidades que considero essenciais para o chamado “síndico do futuro”:
_________________________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- Um breve histórico da sindicância – Código Civil
- Condômino é notificado após instalar uma antena de radio amador externa
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- O presente e o futuro em discussão: a reciclagem como alternativa
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_________________________________________________________________________________________________________________
O síndico do futuro é um síndico estratégico
De antemão, o síndico estratégico é aquele em que o foco está voltado para a gestão, novas soluções, otimização e gestão do tempo, liderança por exemplo e visão de futuro.
Ainda por cima, e ele sabe delegar, e o seu propósito está em compreender e atender com excelência e dentro dos princípios legais as expectativas dos condôminos.
Conhecimento multidisciplinar
Além disso, ter conhecimento multidisciplinar, diz respeito àquele síndico que tem prazer em aprender algo novo, que está sempre se atualizando, que sabe que errar faz parte do processo e que o princípio de tudo é “fazer melhor a cada dia”.
De fato, como bem disse o pensador norte-americano Alvin Toffler: “o analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
O síndico do futuro é apaixonado por resolver problemas
Naturalmente, cada condomínio possui as suas particularidades e não há uma receita de bolo que nos ajude a resolver os problemas dos condomínios de uma única forma.
Por este motivo, o síndico do futuro compartilha vivências, pratica o network, faz análises, cria cenários e consegue tomar uma decisão assertiva, raciocinando com foco no resultado.
O síndico do futuro investe nos relacionamentos
Nesse ínterim, a gestão que se preocupa com a excelência da manutenção, segurança, respeito às leis e normas, no final ela está se preocupando e se dedicando em cuidar de vidas, cuidar de pessoas.
Em suma, o síndico que tem o foco nas pessoas, investe na comunicação, investe na empatia, na escuta ativa.
Valorização do patrimônio e qualidade de vida
Em conclusão, ele também é adepto às tecnologias, e usa cada uma delas a favor da promoção do bem estar, comodidade, valorização do patrimônio e qualidade de vida. Sua força está em praticar o autoconhecimento, a inteligência emocional e a resiliência.
Por fim, o síndico do futuro é aquele que investe nas softs kills, é aquele que possui coragem de se reinventar. Como bem disse Mário Sérgio Cortella: “A sorte segue a CORAGEM” e “Coragem é preparo e não mera disposição eufórica.”
Autora: