“O papel do CEO é o mesmo de um bom maestro. Ele não precisa saber tocar todos os instrumentos com maestria, mas precisa saber escolher quem toca para que haja harmonia.” _João Appolinário – Fundador da Polishop. O síndico do futuro e seus 12 especialistas.
É com essa frase do grande Appolinário que eu começo este artigo.
Síndico, você é o CEO do seu condomínio. Dessa forma, como todo CEO, você precisa dar a direção, estar munido das informações corretas para tomar decisões, fazer com que o condomínio se valorize e continue sendo um local tranquilo para viver.
Portanto, foi pensando nisso, e depois de alguns estudos, que eu cheguei a conclusão de que o síndico do futuro precisará de 12 especialistas ao lado dele. Isso porque não é obrigação do síndico saber de tudo, mas ele precisa ter uma boa rede de apoio e saber onde consultar as informações, assim como nas empresas. Concorda?
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A utilização de máscaras dentro dos condomínios
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_____________________________________________________________________________________________________
Então, vamos conhecer quem são esses especialistas
- Compliance: especialista em monitorar os contratos e os projetos do condomínio. Ele vai cuidar dos desvios de conduta e ajudar o condomínio a se tornar mais transparente.
- Direito condominial: essa já é uma realidade dentro de muitos condomínios, porém, no futuro, vejo que será apenas por demanda. Será de responsabilidade desse profissional acompanhar, mensalmente, todos os processos do condomínio.
- Profissional de segurança: responsável pela análise do risco, interna e externa, e pelos processos de entrada e saída do condomínio, como: portaria remota e sistemas eletrônicos, assim o ambiente estará mais seguro.
- Profissional de TI: com o advento do 5G, o IOT vai se tornar uma realidade nos condomínios. Cada vez mais teremos soluções integradas e informações online, seja nas áreas comuns ou até mesmo nos apartamentos. Esse profissional manterá as soluções conectadas e o condomínio mais eficiente.
- Engenheiro de manutenção: quais são as normas que o síndico precisa estar atento? Qual é a periodicidade de cada uma delas? É praticamente impossível saber todas. Desse modo, é importante ter um profissional para ajudar mensalmente nessa demanda, trazendo segurança e acessibilidade ao condomínio.
Quais as outras 7?
- Administradora de condomínio: estima-se que mais de 80% dos síndicos do país são síndicos moradores. E para que eles administrem o condomínio de forma mais transparente, precisam entrar no mundo digital para acompanhar a administradora e os benefícios que ela traz.
- Mediador de conflitos: ajuda a resolver os problemas do dia a dia, como: brigas em relação a garagem, crianças, barulho. Desse modo, o síndico não vai precisar se envolver com esses problemas e poderá focar no que realmente precisa.
- Educador físico: promove e organiza jogos com as crianças, exercícios com os idosos, torneios de futebol, voleibol e dinâmicas dentro do condomínio. Portanto, ele é o responsável pela integração dos moradores.
- Consultoria de LGPD: ajuda o síndico com as informações sigilosas, como as orientações dos contratos, onde armazenar os dados com segurança e quem pode ter acesso a eles.
- Gestor de facilities: vai assessorar o síndico, principalmente em condomínios maiores, em relação ao trabalho das equipes, atividades, treinamentos e organização.
- Gestor de sustentabilidade: estamos vivendo um novo momento e para isso precisamos nos readequar. Esse profissional vai colocar o condomínio na rota de um possível desconto do IPTU verde, por exemplo, e vai promover ações sustentáveis nessa área tão importante para o mundo.
- Gestor de contrato de elevadores: o síndico consegue analisar uma proposta de manutenção de elevador? Avaliar se as peças realmente precisam ser trocadas? Ou definir que o contrato X é melhor que o contrato Y? Em suma, esse profissional vai surgir no mercado para cuidar da manutenção do elevador e garantir que o plano de ação seja executado, tornando o condomínio mais seguro e rentável.
Você deve estar se perguntando: como eu, síndico, vou arrumar dinheiro para todas essas consultorias?
O síndico do futuro e seus 12 especialistas
Por fim, minha dica é: comece agora mesmo! Contrate dois ou três especialistas por ano e faça com que eles estejam no seu condomínio, trazendo as informações necessárias para que você possa tomar as melhores decisões.
À medida que você executa e mostra o trabalho sendo bem feito, não tenho dúvida nenhuma de que, no próximo ano, você poderá trazer mais dois ou três e assim por diante.
Portanto, agora é hora de colocar a mão na massa e começar a montar um time de especialistas mega power!

