No último artigo falamos sobre 3 sinais evidentes que muitas vezes passam despercebidos por síndicos e gestores. Nele descrevemos as necessidades de implantação de gestão de resíduos. Passo a passo para implantar a gestão de resíduos no seu condomínio.
Sabemos que, em suma, na Política Nacional de Resíduos Sólidos, os grandes geradores são obrigados a destinar adequadamente seus resíduos. Cabe aos condomínios não somente atender a lei, mas garantir um ambiente saudável e exemplar para aqueles que ali convivem e trabalham.
Passo a passo para implantar a gestão de resíduos no seu condomínio
Implantar a coleta seletiva não é algo complexo, pelo contrário! É simples, mas é necessário comprometimento, organização e participação dos moradores e funcionários. Desse modo, buscando a mínima geração de lixo e o máximo aproveitamento, listamos passos para uma gestão eficiente dos resíduos:
Diagnóstico e planejamento
Nela, deverão conhecer quais são os tipos de materiais gerados pelos moradores. Aqui, deve ser realizada uma análise da situação dos resíduos gerados, avaliar se os equipamentos estão adequados, se já existe algum tipo de separação dos resíduos pelos moradores e se há sobrecarga do zelador nas demandas com o lixo, que é um dos fatores determinantes de que o condomínio precisa de uma gestão adequada na área.
Após esse diagnóstico situacional, devem ser definidas as necessidades e responsabilidades em cada etapa como quem vai coordenar a implantação, quais equipamentos serão necessários, como serão os treinamentos e programas de sensibilização ambiental, armazenamento, coleta e destinação final.
Em algumas cidades, a prefeitura obriga a contratação de um profissional ou empresa de consultoria ambiental para elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que contempla todo o plano de ação.
_________________________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A segurança dos condomínios de Balneário Camboriú
- Condomínio 4.0
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- O presente e o futuro em discussão: a reciclagem como alternativa
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_________________________________________________________________________________________________________________
Implantação
Depois que é realizado o diagnóstico e o planejamento, damos início na execução da implantação do sistema de gestão de resíduos do condomínio. Nesta etapa, pode-se formar um grupo gestor que pode supervisionar a instalação dos equipamentos, a capacitação da equipe gestora, e os programas de educação ambiental.
Mediante definição do corpo gestor, é necessário realizar uma palestra de sensibilização ambiental junto com a inauguração do programa de gestão de resíduos. É importante também elaborar um material didático informativo para entregar a todos os moradores, a fim de desenvolverem, a longo prazo, um programa de educação ambiental do seu condomínio.
Operação e Monitoramento
Após implantação do sistema de gestão de resíduos, é necessário ter controle da coleta e da destinação dos materiais recicláveis e não recicláveis. Contudo, deve registrar todas as coletas e volumes dos resíduos gerados que devem obedecer ao planejamento adotado no início.
Com o controle é possível saber indicadores essenciais para atingir os objetivos de reciclagem e destinação correta dos resíduos. Além disso, é necessário prestar contas com relatórios, informativos e apresentando resultados aos moradores, além de desenvolver uma política de comunicação interna.
Benefícios
Por fim, com o programa de gestão de resíduos implantado, surgirão oportunidades para discutir o assunto externamente, apresentar sugestões e, até mesmo, incentivar pessoas a fazerem o mesmo. Sem contar os benefícios financeiros e ambientais. Aproveite este momento de interação e participação social dos moradores. Desta forma, plantaremos a semente da consciência.
Kamila Barros, Engenheira Ambiental, CEO na Avivar Ambiental