Diversos condomínios atuais possuem uma infraestrutura diferenciada, incluindo jardins, playgrounds e a piscina. Entretanto, como qualquer outro tipo de área comum do espaço condominial, a utilização da piscina deve ser composta de regras.

Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida se visitantes podem ou não utilizar a piscina. Primeiramente, vale ressaltar que os visitantes são de responsabilidade do morador que permitiu a sua entrada e possui acesso aos espaços comuns.

Portanto, qualquer transtorno causado por visitantes nas áreas comuns do condomínio são de responsabilidade do morador.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Afinal, pode ou não pode?

Então, fica a dúvida: A piscina pode ser usada apenas por moradores? Nada de visitantes? E quando trata-se de espaços alugados para temporadas, os locatários não podem aproveitar esses recursos?

Na verdade, tudo depende, exclusivamente, das normas internas estabelecidas em cada condomínio.

Por sua vez, se durante as assembleias os moradores decidam proibir a entrada de visitantes nas piscinas, é necessário respeitar essa norma, mesmo sendo uma área comum.

Portanto, é essencial que todos os processos relacionados ao uso da piscina do condomínio sejam seguidos de acordo com o Regimento Interno.

Por exemplo, no condomínio Itacolomi Home Club, em Penha (SC), os visitantes precisam estar acompanhados dos moradores do prédio nas áreas comuns e, ainda por cima, ambos devem usar pulseiras sinalizadoras.

Uso da piscina: dicas de boa convivência

Apesar de ser um ótimo item de lazer, a piscina do condomínio também pode gerar problemas e desconfortos. Por exemplo, o excesso de pessoas. Porém, seguindo condutas esse espaço pode ser agradável, seguro e divertido para todos.

Desse modo, aqui vão algumas dicas de boa convivência:

  • Mesmo o síndico sendo responsável por monitorar a piscina, o condômino é o responsável por sua família. Por isso, os pais não devem deixar as crianças sozinhas no ambiente;
  • Proíba brincadeiras que possam causar acidentes entorno da piscina, como empurrar pessoas na água;
  • Proíba o consumo de alimentos e bebidas nas áreas comuns, bem como, a utilização de rádio ou caixinha de som;
  • Cuidado ao sair molhado para os elevadores e corredores, evitando que estes fiquem escorregadios.

Por fim, viver em condomínio é muito bom, porém é preciso que todos respeitem as diretrizes para não perturbar outros moradores e manter a boa convivência.

Piscina

Lanume Weiss | Redação Condomeeting

Piscina