Há duas edições passadas na revista Condomeeting passamos a nos aprofundar no assunto Portaria Remota e começamos pelo título provocador: “Quem tem medo da Portaria Remota?”. Ou seja, pelo mais óbvio que é o natural “medo da mudança”.

Assim iniciamos falando dos temores das pessoas, moradores e visitantes, que enfrentam dificuldades na adaptação às tecnologias e novos processos de segurança no condomínio. Ou seja, ao migrar da Portaria Presencial Tradicional para a Portaria Remota.

Mesmo na região Sul onde esta vem sendo cada vez mais adotada, pouco se tem compartilhado de experiências e boas práticas de Portaria Remota.

E menos ainda diante da realidade dos “protagonistas da mudança”, aqueles que se dedicaram a ouvir, aprender, escolher certo, planejar e implantar a Portaria Remota com sucesso, conquistando mais segurança, inteligência e economia para seus respectivos condomínios.

Passamos a entrevistar e conhecer os casos de quem obteve resultado e enfrenta o desafio subsequente de continuar evoluindo a Portaria Remota na prática.

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Segundo Marcos Fernandes, Diretor de Expansão Sul da Atende Portaria, “o medo” provocado por “más experiências” tende a ficar no passado a partir da profissionalização do mercado e da crescente capacidade de síndicos e administradoras em liderar essa importante mudança”.

Ainda segundo Marcos, “uma empresa profissional de portaria remota deve atuar de ponta-a-ponta no gerenciamento da mudança, entendendo as pessoas impactados e criando alívios inteligentes para que a mudança aconteça de forma planejada, harmônica e sustentável”.

Condomínio IMC com 35 unidades localizado em Balneário Camboriú

Assim, completada a fase de transição para o serviço de Portaria Remota, “estou convicto que fizemos uma excelente decisão. Vejo isso pela grande aceitação e engajamento dos condôminos com esse novo jeito de fazer portaria. Assim também pelo que ganhamos em controle e gestão da Segurança versus nossos problemas que enfrentávamos no verão passado com a entrada e saídas de desconhecidos, dificuldades de conciliar a locação temporária”.

Além disso a implantação do aplicativo da Portaria “trouxe muita agilidade e comodidade. Em recente revisão das lições aprendidas pudemos reconhecer que experiência e compromisso demonstrados pelo parceiro de Portaria Remota tem sido determinante para o sucesso da mudança”, salientou o síndico Zolmir Zanella.

Condomínio ATB, com 32 apartamentos e localizado em Balneário Camboriú

Primeiramente, essa implantação teve características peculiares em especial pelo papel diferenciado do Zunildo Maggio, zelador em horário comercial, que através do serviço de Portaria Remota ficou liberado da responsabilidade pelos controles de acesso do seu turno. Sendo assim, passou a ter tempo para cuidar de suas funções na zeladoria do condomínio.

“Isso sem falar dos ganhos em segurança onde tudo passa a ser melhor registrado, controlado e monitorado”, complementa.

Segundo Zunildo, “a implantação ocorreu de forma tranquila, muito bem planejada, todos foram treinados antes. Além disso, a Portaria Remota está operando normalmente, sem problemas e estou tendo tempo para direcionar melhor as entregas”. Para Luiz Claudino, da Comissão que implantou a Portaria Remota, “é nítida a evolução no controle de visitantes e veranistas em locação”.

Condomínio LEU, 30 apartamentos, em Curitiba

Para a síndica profissional Micheline Garcia, “no nosso Condomínio a portaria remota trouxe um controle significativamente melhor em pontos onde não existia nenhuma visibilidade. Com ela podemos sistematizar nossa cultura de segurança e ainda trazer comodidade no período noturno, onde não se tinha a portaria presencial tradicional.

Além disso tivemos também ganhos na organização das entregas e apoio 24 horas e 7 dias por semana em casos de emergência. Com a portaria vieram tecnologias e processos mais inteligentes que facilitaram nossa gestão, em especial o aplicativo com visibilidade da câmeras e chave virtual, entre outras facilidades que implantamos.

Bem como, as novidades que foram apresentadas pelo fornecedor do Serviço de Portaria Remota que foi selecionado, conseguimos viabilizar o negócio e ainda resolver limitações técnicas como o espaço limitado para clausura dos veículos. Nosso condomínio foi o primeiro a implantar o Smart Gate Atende Portaria na cidade de Curitiba”, finalizou Micheline.

Condomínio YNS, recém entregue e com 105 unidades, cidade de Itajaí

Para a Síndica Profissional Joice Honório, “tenho acompanhado as tendências do mercado condominial e há tempos estávamos analisando as vantagens e desafios da Portaria Remota.

Por se tratar de um condomínio recém entregue, a questão de segurança e custos operacionais foram ambas muito importantes, por isso fizemos vários estudos, orçamentos e visitas até que pudéssemos decidir pela melhor opção.

Optamos por uma empresa que demonstrou disponibilidade para conhecer profundamente nossos desafios. Enfim tivesse autonomia de decisão, que ao mesmo tempo nos trouxesse um conjunto bem pensado e relativamente simples de procedimentos de Segurança para cada situação.

Além disso valorizamos as inovações apresentadas, com o portão inteligente que simplifica e agiliza a clausura dos veículos, e algumas opções de automação de controles
no condomínio”.

Marcos Fernandes | Diretor de Expansão da Atende Portaria