A princípio, o condomínio é invocado a entrar em reformas e os motivos principais são:

Recuperação estrutural, retrofit de fachada, adequação do sistema sanitário, adequações das Normas Técnicas ou modernização das áreas comuns.

Imediatamente, o síndico começa a montar o time, e esse momento delicado envolve compartilhar suas responsabilidades.

Nesse ínterim, quando falamos em obras, as intervenções devem ser pensadas a longo prazo, por isso esse time deve ser coeso para aumentar as possibilidades de troca de informações durante os projetos e análises técnicas.

Importância de profissionais qualificados

A saber, os profissionais envolvidos geralmente são: Arquiteto, engenheiro civil, engenheiro eletricista, empreiteiro e é interessante também a participação de um consultor em segurança.

De fato, trabalhar na área condominial, exige ter conhecimento em diversas áreas, ter repertório, ser visionário, não aceitar qualquer resposta e ter paciência, algumas ideias podem levar anos para serem executadas.

Em síntese, gosto muito de citar casos reais, já que temos excelentes síndicos sendo cautelosos e inteligentes em nossa região.

Os desafios do retrofit de hall de entrada

Atualmente, um dos edifícios que estamos em fase de projeto arquitetônico de Retrofit de Hall de Entrada, administrado pela Síndica Profissional Aline Pacheco, está sendo um ótimo exemplo a ser compartilhado.

Então, sempre atenta, nenhuma informação passa desapercebida ou é descartada sem antes ser analisada a fundo pela equipe técnica. 

Além disso, percebemos que um dos ambientes mais valorizados do condomínio estava sendo utilizado com cisternas.

Condomínio mais acessível

 Acresce que, uma área nobre do condomínio está sendo analisada para ser transformada em sala comercial, o que vai trazer fôlego no caixa, já que o edifício tem mais de 30 anos e vai precisar de mais atenção e investimentos em manutenções.

Rigorosamente falando, os condomínios que a Síndica Aline gerencia tem a VISÃO 2050, que é de um condomínio consciente por parte dos moradores e eficiente como edificação.

 Dessa forma, os principais ítens para alcançar este objetivo é tornar o condomínio acessível a todos, conforme a LEI Nº 13.146 de Inclusão da pessoa com deficiência, desenvolvimento social e econômico e uso racional dos recursos naturais para não comprometer as futuras gerações.

As adequações necessárias

Em suma, no caso do Edifício Roma, encontramos várias barreiras que envolvem as normas e as limitações físicas para algumas adequações.

Assim também, a rampa interna que atualmente está com a inclinação de 57,82% e conseguiremos chegar em no máximo 25%.O condomínio já tem habite-se, mas as NBRs 9077 e 9050 pede 12,5% para edifícios existentes.

Daí, como fica a responsabilidade da síndica, da equipe técnica e o seguro no caso de um acidente futuro?

Em outras palavras, o fato é que podemos melhorar, e em parceria com os engenheiros iremos elaborar um laudo técnico justificando através dos projetos aprovados, executados, fotos e o projeto de melhoria.

Ao mesmo tempo, outro item que analisamos e estamos atentas é com a chegada do gás natural em Balneário Camboriú.

Chegada do gás natural

Assim, como outros condomínios que estamos projetando na Barra Sul, existe a previsão da chegada do GN em até 2 anos, além de todos os benefícios como segurança, conforto e economia, arquitetonicamente ocupa uma área que muitas vezes é o que precisamos para resolver uma rampa, ou criar uma vaga de garagem, espaço para lixeiras, uma portaria ou mesmo um jardim.

Em conclusão, por esses motivos a nossa dica é conhecer o potencial do seu condomínio através de projetos, planejar, buscar os recursos que muitas vezes estão no próprio condomínio e você pode não perceber sozinho.

Mirian Rodrigues

Arquiteta e Urbanista

reforma de garagem
reforma de garagem
Antes do retrofit de fachada
depois do retrofit de fachada

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

E mais:  https://condomeeting.com.br/seguranca-e-o-manual-do-morador/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo:https://youtu.be/TiSRB0fHLgo

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/compliance-e-os-eventuais-passivos-futuros-nos-condominios/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/pandemia-e-a-inadimplencia-condominial/