Meu aluno do curso de formação de síndico profissional, fez o seguinte comentário no intervalo das aulas: “neste período das chuvas é uma loucura, cinco dos condomínios, nos quais exerço a sindicatura, não tem gerador e no meu município é normal ter falha no fornecimento de energia, daí e só faltar energia que meu celular começa a tocar e receber mensagens”.

Na atividade de gestão de segurança a falha no fornecimento de energia compromete o nível de segurança do condomínio, os equipamentos relacionados a atividade deixam de operar, portões devem ser abertos manualmente com a exposição dos colaboradores e condôminos, as câmeras deixam de registrar as imagens e os sensores são desativados.

A falta de energia compromete também as atividades de rotina dos moradores. Como alerta, cabe frisar, o gerador também pode apresentar defeito e não funcionar nesta hora! 

A identificação dos procedimentos e contingências que devem ser executados pelos colaboradores durante o dia, noite e no final de semana é o primeiro passo.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

O procedimento deve descrever de forma detalhada o script para ser executado pelos colaboradores do condomínio, com a previsão de quando acionar apoio e até o síndico. O objetivo é de evitar desvios na execução das atividades essenciais e manter a qualidade na execução da rotina.

O plano de contingência ou planejamento de riscos visa a continuidade da operação no condomínio. Deve descrever as medidas a serem tomadas pelos colaboradores, incluindo as atividades manuais, com a finalidade de que as atividades vitais voltem a funcionar de forma plena, ou em um nível aceitável, no mais curto espaço de tempo, evitando a interrupção demorada que possa gerar transtornos e a prática de ação delituosa.

No condomínio vertical a descrição de como verificar e religar o gerador pode solucionar o problema. O uso de imagens e fluxograma associados aos procedimentos facilita a atuação do colaborador. No plano de contingência deve estar previsto inicialmente, a verificação da presença de pessoa no interior dos elevadores e o apoio a unidade residencial que possua equipamento de suporte a vida.

No condomínio horizontal a ronda perimetral deve ser intensificada com uso de lanterna de potência adequada.

Após as ações iniciais, de acordo com a característica do condomínio, deve estar previsto o contato com a concessionária para a comunicação da falha e a verificação da previsão de retorno. O registro no livro de ocorrências do horário do fato, do contato com a concessionária, do número do protocolo de atendimento e do horário de retorno são procedimentos complementares.

A simples ação de registro no livro de ocorrências gera um conjunto de informações que podem justificar, no futuro, o investimento na aquisição do gerador a fim de diminuir as consequências da falha.

Para o meu aluno as recomendações de gestão foram as seguintes: elabore um plano de contingência, treine seus colaboradores de forma prática para atuar de acordo com o que foi previsto, aperfeiçoe o plano de acordo com o que foi observado na prática, faça um comunicado aos seus condôminos e divulgue por todos os meios de comunicação disponíveis:

NA FALHA DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ENTRE EM CONTATO COM A PORTARIA PARA SABER O HORÁRIO DE RETORNO. O COLABORADOR ESTÁ TREINADO PARA LHE ATENDER.

Wlauder Robson Gonçalves | Especialista em Gestão de Segurança em Condomínios