Casos de Covid-19 ‘ em meu condomínio. E agora?

Em virtude da atual situação de pandemia pelo COVID-19 que todos vivenciamos, os síndicos estão enfrentando pressões e desafios para estabelecer e adotar práticas viáveis e resolutivas na desinfecção e sanitização dos ambientes comuns dentro dos condomínios, e assim minimizar os riscos de disseminação da doença.

Isto é, “Com a diversidade de produtos para desinfecção e sanitização dos ambientes disponível no mercado, é difícil o síndico escolher e decidir qual o melhor produto, o tipo de limpeza que se faz necessária a ser adotada e a regularidade desta, sem a ajuda de um profissional especializado nesta área”, afirma a Enfª Especialista em Vigilância em Saúde e empresária no ramo de produtos de limpeza, Aline Costa da Silva.

Medidas básicas de prevenção

De fato, é fundamental que medidas básicas de prevenção sejam adotadas por todos os moradores, promovendo assim um ambiente coletivo saudável, como a lavagem das mãos e/ou uso de álcool 70% em gel, por exemplo antes de acessar as áreas comuns do condomínio (elevadores, hall, escadarias, corrimãos e maçanetas, entre outros), e o uso de pedilúvios com soluções desinfetantes eficazes.

Logo, aliados a essas medidas, uma rotina de limpeza e periodicidade nas áreas comuns do condomínio são fundamentais para manter o controle microbiano seguro, principalmente nos ambientes de maior fluxo de pessoas.

Segue algumas sugestões para a escolha dos desinfetantes e sanitizantes:

 – Desinfetantes à base de Hipoclorito de sódio: são soluções bactericidas, germicidas e virucidas eficazes, de baixo custo, e é considerado um desinfetante ideal por ser um oxidante forte. Em altas concentrações, longo tempo de contato, e temperatura elevada são esporicidas. A desvantagem dos hipocloritos são a corrosividade para os metais, riscos à saúde relacionados a irritação da pele, da mucosa pulmonar e intoxicação se ingerido, ou usados sem os cuidados de EPIs necessários.

Desinfetantes à base de Cloreto de Benzalcônio: são desinfetantes derivados do quaternário de amônia amplos e eficaz contra bactérias, fungos e vírus, quando usado em superfícies e equipamentos, na concentração adequada provocam a morte destes. Excelentes propriedades como detergentes e germicidas. Seu custo-benefício é positivo comparado com o hipoclorito e tem a vantagem de ser biodegradável, seguro e não prejudicar a natureza, podendo estar associado com fragrâncias agradáveis livre do cloro.

Desinfetantes à base de Peróxido de Hidrogênio: são oxidantes incríveis e eficazes, e além disso biodegradáveis, não agredindo a natureza, pois se decompõe em oxigênio e água. Possui diversas aplicações e substituem os produtos com amoníacos, clorados, álcoois, multiusos e entre outros produtos de limpeza, com a segurança de não manchar e ser o menos tóxico. São flotadores quando usados diretamente sobre a matéria orgânica (bactérias, vírus e germes). Mas devem ser usados em concentrações elevadas.

Álcoois 70% em géis e líquidos: são ótimos bactericidas, virucidas, germicidas e esporicidas, pois destroem as proteínas dos microrganismos tornando-os inativos. Na concentração de 70% são os mais eficientes, pois sua entrada na bactéria é facilitada, aumentando o tempo de contato nas superfícies e/ou na pele.

Em suma, vale salientar que para cada tipo de material, superfície ou equipamento existe uma solução sanitizantes ideal a ser usada, para garantir a eficiência sanitária necessária.

Aline Costa da Silva

Enfermeira Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Graduação Especialista em Vigilância em Saúde pela Unyleya – Faculdade do MS de Brasília

Sócia-Proprietária da Loja ECOBONI Produtos de Limpeza e Higiene

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

Nossos vídeos no youtube condomeeting: https://condomeeting.com.br/saiba-como-fazer-a-desinfeccao-preventiva-das-areas-comuns-do-condominio/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EK0JSxh1UcQ&t=757s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/os-beneficios-de-ter-um-manutencista-condominial/