Conversamos com o síndico Fernando Cordeiro para entender sobre seus principais desafios

Em uma entrevista, para Cond Tv, Fernando Cordeiro comentou que, hoje é responsável pela gestão de vinte condomínios. No entanto, quem o enxerga hoje, não faz ideia de como foi seu começo no ramo da sindicância.

Antes de ser síndico, ele trabalhou como cinegrafista,  fotógrafo de casamento e até numa loja de departamentos. Foi então que um amigo se aproximou de Fernando e comentou que estava iniciando no ramo em Itajaí-SC. Um síndico profissional de sucesso.

“Não tinha experiência, não sabia nem o que era uma administradora. Daí  tive essa proposta para auxiliar, ajudar nessa administração. Eu era office boy basicamente. Mas foi aí eu acabei me envolvendo além do combinado com os condomínios”

Bem como, Fernando conta que tudo aconteceu muito rapidamente, com esse contato inicial com os síndicos, ele foi captando experiências e entendendo sobre a função.

Ainda assim, na administradora que o amigo fazia parte, Fernando resolvia problemas dos 80 condomínios que eram clientes da empresa. 

“Faltava água no prédio, a ‘responsa’ era da administradora, mas aí eu tomava a frente para auxiliar. Depois dessa experiência, fui gerente. Passava as questões para o síndico, valores, e se estava solucionado. No fim, eles falavam que quem tinham resolvido eram eles. Mas na verdade eu tinha feito. O que não vem ao caso agora.” finaliza rindo. 

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Após esses contatos imersivos nos condomínios, surgiu a tão esperada oportunidade. Fernando substituiu uma síndica que estava em licença maternidade por quatro meses. 

“Certo dia, após acabado o período de licença da síndica, eu entreguei a gestão. Mas, uma moradora que residia nesse condomínio se mudou. No outro condomínio, ela apresentou meu nome em uma assembleia, pois esse lugar estava passando por turbulências na gestão. Ou seja, no boca a boca ganhamos confiança e respeito na área.”

Ainda mais, não estando mais na administradora que o apresentou para o mercado, Fernando conta com o auxílio de uma equipe na gestão de vinte condomínios na região do litoral catarinense. Perguntado sobre o principal desafio nessa jornada, ele comentou dizendo que a grande questão é gerir pessoas. Ele conta como consegue suprir todas as demandas: 

“Fico na atividade até a noite. Sou online 24 horas. Se passar das 22h e for uma emergência, ligue. Desse modo, existe uma exigência extrema por atenção às questões que envolvem todos esses condomínios.”

Dessa forma, é necessário deixar visível aos moradores que esse contato entre síndico e condômino deve ser natural. Ou seja, o morador deve ter livre acesso ao síndico.

Confira a entrevista completa: