A Escola do Síndico promoveu na última quinta-feira (31), um encontro para síndicos na sede da Atlas Schindler em Balneário Camboriú. Eventualmente, foi abordado várias orientações técnicas sobre manutenção, prevenção e segurança dos elevadores.

Os síndicos tiveram informações desde o conhecimento básico sobre o sistema operacional dos elevadores, até os procedimentos a serem adotados para a segurança dos passageiros em caso de falta de energia ou pane, a interação com os usuários e o resgate de pessoas retidas na cabina, como também  a importância da conservação, modernização, com funciona os dispositivos de segurança e também os procedimentos em casos de incêndio.

Segundo Elisete Pacheco, diretora da Escola do Síndico e que realiza mensalmente palestras para síndicos em Florianópolis, São José e Balneário Camboriú,

“os profissionais responsáveis pelos condomínios devem conhecer toda a infraestrutura do edifício, incluindo os elevadores, porque são eles que acompanham o desempenho dos equipamentos e realizam as chamadas técnicas, quando necessário”.

Para o consultor de modernização Sérgio Ricardo Alves da Atlas Schindler,

“os síndicos precisam estar atentos aos procedimentos e sempre que houver irregularidades no funcionamento dos elevadores, o primeiro passo é desligar a energia e entrar em contato com a empresa de manutenção, e em segundo se precisar, o corpo de bombeiros”. 

Também fez um alerta aos síndicos para que nunca retirem pessoas presas no elevador por conta própria, porque mesmo deligando a energia existe o contrapeso que pode causar acidentes. “O lugar mais seguro em caso de pane ainda é dentro do elevador”, destacou ele.

A Atlas Schindler já comercializou mais de 200 mil elevadores no país, onde detém mais de 53% do mercado nacional.

Com 100 anos de existência a Atlas traz para o mercado a inovação do Schindler Ahead – Mobilidade Urbana Inteligente, conhecida como a Internet das Coisas ou Inteligência Artificial. Os novos condomínios já contam com algumas dessas inovações como a análise e solução antecipada de possíveis ocorrências, reduzindo ou eliminando a inatividade dos equipamentos.

Por exemplo se uma pessoa ficar presa no elevador ele mesmo fará o contato direto do elevador com a central da empresa.

Outra novidade é que os síndicos e administradores de condomínios terão acesso a dados operacionais e de performance de todo o portfólio de equipamentos para melhor manutenção e gerenciamento.

Elisete Pacheco
Síndica profissional
Diretora da Escola do Síndico
Confira nossas matérias abaixo!

É Possível Votar Secretamente em Assembleia? – confira mais sobre esse assunto

Assista também nossos vídeos no canal no Condtv – Condomeeting

STJ determina que pode vetar aluguel por Airbnb – clique aqui saiba mais