Controle dos gastos e busca de novas alternativas de ganhos podem ajudar diante da crise da pandemia

Antes de mais nada, a crise financeira por conta da Pandemia do Corona vírus já atingiu todos os países do mundo, e as vidas das pessoas já começam a ser afetadas. Muitas pessoas na verdade não sabem lidar com este cenário, e acabam se endividando muito.

Além disso, passar por períodos de crise financeira não é algo bom. Porém não é de todo ruim também. Porém o que não se pode nesse momento é relaxar e deixar de lado o controle de seus gastos.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Dicas de organização financeira

Acresce que, alguns optam no momento da crise em contrair ainda mais dívidas, o que transforma suas finanças numa enorme bola de neve e difícil de se livrar.

Desde já, pensando nisso, separei algumas dicas para você organizar sua vida financeira em tempos de crise. São dicas importante, porém simples, que certamente podem ser aplicadas por você que está lendo este artigo facilmente.

Então vamos lá:

Controle suas despesas

Portanto, essa é a nossa primeira dica pra você: tenha em mente todas as despesas do seu dia a dia, principalmente porque para controlar o seu dinheiro, você precisa saber quanto e com o que você gasta.

Logo, sugerimos que você efetue o controle numa planilha de Excel ou até mesmo em um aplicativo gratuito que você conseguirá tudo o que gastou no momento da compra, evitando assim esquecimentos.

Analise seu orçamento

Definitivamente, você já parou para analisar seu estilo de vida, e se condiz com seu bolso?

A priori, para analisar o seu orçamento, comece anotando a sua receita real e/ou receita líquida, seguida de todos os gastos mensais.

Ainda por cima, lembrando que você não pode deixar nada de fora, nada mesmo, separando todas as despesas por categorias com por exemplo: água, luz, telefone, mercado, vestuário, compras para a casa etc. 

Além disso, ao controlar suas despesas e analisar o seu orçamento, fica fácil de fiscalizar para onde o seu dinheiro está indo e consegue controlar para que seu limite não ultrapasse.

Busque fontes de renda alternativas

Você ainda precisa se preocupar com as dívidas que não está conseguindo pagar e que estão se acumulando, que tal buscar novas fontes de renda? 

Por isso, você pode tentar procurar um meio de conseguir uma renda extra e/ou complementar.

Outrossim, uma renda complementar pode ajudar você quitar suas dívidas mais rápido e até mesmo serve para poupar mais dinheiro.

Então, você pode criar uma reserva emergencial para seu futuro e com isso alcançar seus objetivos de vida muito mais rápido.

Elimine gastos desnecessários

Ou seja, para que você consiga manter seu orçamento, você vai precisar efetuar alguns ajustes financeiros no seu orçamento, então, cortar alguns itens do nosso dia a dia, como por exemplo, pedir comida todo final de semana, pode ser necessário em tempos de crise financeira. 

Igualmente, outra dica muito importante também é que você pode diminuir os números de saída e não comprar nada por impulso.

Pague somente à vista

Assim, em momentos de crises, como esse que estamos presenciando por conta da Pandemia do Corona Vírus, deve-se evitar ao máximo qualquer tipo de compra parcelada e/ou financiada.

De fato, este tipo de compra compromete muito o orçamento mensal, justo o orçamento que está sendo trabalhado para você se livrar das dívidas e manter o foco na sua saúde financeira.

Então vamos novamente de dica:

Antes de mais nada, faça uma lista de tudo o que você deseja comprar, comparando os valores em diversas lojas, optando assim pelo menor preço, e a seguir efetue um planejamento para juntar o dinheiro e fazer a compra pagando à vista.

E é claro, solicitando sempre um bom desconto. Desta forma você terá o produto que deseja sem comprometer o orçamento futuro com parcelas pendentes.

Não faça novas dívidas

Por fim, se a sua situação está muito delicada, além de seguir o que já falamos nos itens anteriores, é importante que você evite criar novas dívidas. Por exemplo, pegar um empréstimo alto para quitar as dívidas passadas, não é uma boa opção ok?

Tão pouco, efetuar compras parceladas no cartão de crédito, ou usar o limite de cheque especial, sendo que os juros são altíssimos.

Concluindo então, ter um plano B, como uma fonte de renda extra pode ajudar muito em períodos de crise. E a crise financeira não é de toda ruim também, já que pode representar uma excelente oportunidade para construir algo novo.

Consultor Financeiro Willian Brockweld