‘Ações de criminosos podem ser facilitadas com vazamento de informações’

A saber, a maioria das abordagens criminosas ocorrem pela oportunidade que a vítima proporciona. Outras ocorrem através de ações planejadas, quando a vítima foi selecionada por informações coletadas na internet, através da vigilância ou informações privilegiadas fornecidas por terceiros, cúmplices ou de boa-fé.

De antemão, nos deslocamentos a pé e motorizados em via pública, é importante como prevenção estar atento, treinando o cérebro para observar os detalhes nas pessoas, detectando condutas suspeitas
que não combinam com o cenário, e com tempo hábil para mudar a rota, atravessar a rua, acionar a polícia e dificultar uma abordagem.

Ações que podem evitar furtos

Além disso, evite caminhar próximo a guia da calçada ou expor objetos de valor, não de atenção para estranhos, não pare em aglomerações e jamais transitar sem portar valores em espécie, que pode ser uma recompensa rápida para se livrar de uma ameaça.

Do mesmo modo, a quantidade de cartões de bancos (débito e crédito) que você leva consigo, vai determinar o tempo previsto que em caso de “sequestro relâmpago”, você ficará refém. Por isso é mais seguro portar somente um cartão.

Bem como, jamais permaneça parado dentro do veículo, exceto para embarque e desembarque de passageiros.

Cuidados dentro do veículo

Outrossim, não usar o celular, não ligar o rádio, não retocar a maquiagem, não proporcionar nenhum lapso de tempo para uma abordagem criminosa.

Em suma, estacionar sempre de frente para a saída e evitar estacionar no mesmo local público!

Em conclusão, trânsito lento facilita abordagem para roubos, com exposição de bens (relógio e telefone celular). Pequenas colisões na traseira do veículo, motivam o motorista a parar e ser facilmente dominado. Mantenha distância do veículo à frente, evitando assim parada brusca para acionar o airbag e imobilizar o motorista.

Cel. Fernando José Luiz
Consultor em Segurança.

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: Veja o que encontramos nesse condomínio e se surpreenda 

E mais:  https://condomeeting.com.br/seguranca-e-o-manual-do-morador/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/o-que-mudou-na-rotina-dos-moradores-de-condominios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/destituicao-ou-inclusao/