Raízes de palmeiras percorrem tubulação e causam transtornos em condomínio

A princípio, as imagens deram o que falar no condomínio Torre de Lyon em Balneário Camboriú, depois do susto que o síndico César Sedrez Gonzaga levou ao descobrir a causa de um vazamento de água na garagem.

A saber, as raízes fasciculadas das palmeiras da área da piscina se tornaram invasivas na busca de água e nutrientes, percorrendo mais de 4 metros da tubulação e causando muitos transtornos.  

Primeiramente ele conta que elas foram plantadas a cerca de 8 anos pela construtora numa área abaixo do nível da laje, como se fosse uma pequena piscina com ralo. Este espaço foi concretado e passado manta asfáltica. Em seguida colocada terra adequada para este tipo de árvore.

Entupimento dos ralos

Posteriormente, de uns tempos para cá começaram a ocorrer o entupimento dos ralos dessa área onde ficam as 3 piscinas e 4 palmeiras. “Chamamos o encanador e vimos que tinha muita areia. Mas daí a situação foi piorando e essa areia se transformando num material sedimentado”, acrescentou.

Em dois anos a situação se agravou e “tivemos que quebrar os canos bem embaixo das palmeiras, que para nossa surpresa estavam entupidos com essas raízes”.

Depois do susto, o síndico agora já se programou para fazer a manutenção mais frequente. “ De seis em seis meses vamos checar os canos, e uma vez por ano vamos fazer uma limpeza mais completa”, destacou ele.

Assista o vídeo completo:

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

E mais:  https://condomeeting.com.br/seguranca-e-o-manual-do-morador/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo:https://youtu.be/TiSRB0fHLgo

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/compliance-e-os-eventuais-passivos-futuros-nos-condominios/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/pandemia-e-a-inadimplencia-condominial/