Primeiramente, muitos síndicos me relatam o quanto estão desgastados com o cargo, como as pessoas lhes consomem ou lhes tratam mal. É um consenso que tanto a parte administrativa como a execução das tarefas não esgotam, mas sim o relacionamento com as pessoas que não tem limites.
Pois, estamos na era do imediatismo, dos direitos (nunca deveres), do individualismo. Nesse sentido, as pessoas passam por cima do síndico, achando que ele está ali 24 horas para lhes servir. Dentre os abusos podemos listar: contato com o síndico em horários impróprios para tratar de assuntos superficiais, exigir ações que não competem ao síndico, tratamento desrespeitoso, ofensas e, em casos extremos, agressão física.
Contudo, o síndico pode e deve impor limites para tornar seu mandato saudável e sustentável. Algumas medidas simples que listo a seguir podem auxiliar.
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Não seja um escravo do whatsapp!
Antes de tudo, defina os seus horários para atendimento, deixando claro que fora desses horários você só atenderá emergências. Se receber contato fora desses parâmetros, respeitosamente, diga que não pode falar no momento e que pode lhe retornar no dia seguinte.
Em outras palavras, não seja um escravo do whatsapp, coloque limites! Deixe claro que responderá quando possível. Cuidado com grupo de condomínio, defina uma etiqueta de conduta para o mesmo. Se possível, tenha um grupo no qual somente você possa postar ou utilize lista de transmissão. Ou seja, função do grupo deve ser informar, não criar polêmicas e intrigas.
Síndico não é empregado do condomínio, mas gestor!
Desde já, as reclamações, sugestões, recursos e quaisquer tratativas devem ser realizadas por escrito. Isso evita pessoalidade e deixa tudo documentado.
Além disso, limite-se a agir dentro da legislação da convenção e regimento interno. Quando possível, priorize lembrar os condôminos das principais normas através de circulares. Se precisar, notifique formalmente, não intime o condômino pessoalmente.
Síndico não é empregado do condomínio, mas gestor! Não faça serviço que é dos funcionários ou prestadores de serviços.
Lembre-se que pode contar com o Conselho e Assembleia
Não se envolva emocionalmente com as ocorrências e não carregue tudo sozinho. Há situações que você poder levar para o conselho ou para a assembleia.
Sempre trate as pessoas com cortesia e atenção, mesmo aquelas que parecem não merecer. É difícil tratar mal quem não perde a compostura! Contudo, se as coisas passarem do limite, acione as autoridades.