A utilização do WhatsApp e a função Lista de Transmissão foi uma das opções encontradas pela síndica Leia Sales do Esquina di Roma em Balneário Camboriú, para facilitar a gestão do condomínio e a interação com os condôminos, melhorando o atendimento e a comunicação, bem como o interesse nos serviços prestados ao condomínio.  A Lista de Transmissão possibilita selecionar os destinatários para que se possa enviar mensagens repetidamente, sem precisar selecionar os contatos novamente toda vez que quiser lhes enviar algo. E quando os contatos respondem, somente a pessoa que enviou a mensagem consegue visualizar, assim como acontece com a cópia oculta do e-mail.

 Já no caso do WhatsApp a mensagem só pode ser enviada para uma pessoa de cada vez, mas continua sendo importante quando o síndico deseja fala individualmente com um contato. “No meu primeiro ano como síndica percebi a necessidade da informação chegar aos moradores com mais agilidade. Comecei usando o WhatsApp para falar com os moradores, proprietários e funcionários, mas o volume de informações começou a aumentar e só o WhatsApp não suportou mais a demanda, sem falar nos aborrecimentos, pois ali no grupo mesmo que o assunto seja entre duas pessoas, os demais acabam vendo as informações”, destacou a síndica que diante disso, decidiu reunir todos os contatos de moradores/proprietários e moradores/ inquilinos e a zeladora numa única Lista de Transmissão. 

A gestão condominial é de interesse de todos os condôminos e inquilinos e por isso adoto o seguinte procedimento:  “Cada mensagem que mando ali é de interesse de todos e no final escrevo: esta é uma mensagem da Lista de Transmissão e finalizo agradecendo como síndica. E quando o assunto é entre eu e um condômino, daí sim uso o WhatsApp ou e-mail”.

As mensagens da Lista de Transmissão são curtas e nunca desnecessárias. Importante é ter certeza de que aquele contato tenha o seu telefone salvo no aparelho, pois senão ele corre o risco de não receber a mensagem pela Lista de Transmissão. “O interessante da Lista também é que posso adicionar mais contatos até no máximo 256, assim como posso remover algum contato de proprietário, inquilino ou ex-funcionário”.

E no caso de síndico profissional com mais de um condomínio, ele pode criar várias Listas de Transmissões, cada uma com o Nome do Condomínio que administra.