Síndico, vivemos dias cada vez mais corridos e as exigências aumentam a cada momento. Junto a isso surgem inúmeros problemas e situações que muitas vezes nos tiram do controle e até mesmo roubam a paz e tranquilidade.
Nesse sentido, o escritor norte-americano Stephen R. Covey afirma que no nosso dia a dia, apenas 10% são os acontecimentos que não podemos controlar, os outros 90% são as consequências ou resultados pela forma como reagimos.
____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- CONDOCASA no Rio Innovation Week 2022
- Bombeiros combatem incêndio em edifício de Balneário Camboriú
- O uso de drogas no condomínio e como o síndico deve agir
- Condomínio-inventariante: O que fazer nesta situação?
- Assembleia no Metaverso
____________________________________________________________________________________________________
Vivência do síndico
Primeiramente, trazendo para a vivência condominial, imagine a seguinte situação:
Você, síndico, acorda e tem no celular uma mensagem desagradável de um condômino. Você já fica estressado(a), bufa, reclama e prepara o café pensando na resposta que dará ao condômino.
Então, você começa a passar roupa para ir fazer visita ao condomínio, não dedica a devida atenção e o ferro queima a roupa. Resultado: você se irrita ainda mais.
Além disso, quando chega no condomínio, o funcionário quer conversar com você e te passar problemas a serem resolvidos. Porém, você responde com irritação, o funcionário se sente ofendido e simplesmente te entrega o papel com as anotações.
Depois, o condômino que te mandou mensagem pela manhã reclama de você para o funcionário e o funcionário reclama de você para o condômino.
Por fim, após um dia com acontecimentos desagradáveis, você chega em casa, seu esposo ou esposa e filhos querem atenção, mas você está sem paciência para dar.
Analisando o cenário
Agora, vamos fazer a seguinte análise: no cenário acima, por que o seu dia foi ruim?
(1) porque o condômino te mandou uma mensagem desagradável, (2) porque a roupa queimou, (3) porque o funcionário queria te passar os problemas a serem resolvidos ou (4) porque você reagiu mal às situações ?
Acredite, a resposta correta é a 4. Afinal, com a sua reação você queimou a roupa, foi grosso com o funcionário e ainda magoou a sua família.
Você não podia fazer nada em relação a forma como o condômino te mandou a mensagem, mas poderia ter controlado sua reação.
Na vida real o princípio 90/10 acontece dessa maneira e, com a devida consciência, temos o poder de evitar que as reações causem resultados desagradáveis.
Dicas de como reagir
Dessa forma, para ajudar na aplicação desse princípio, seguem algumas dicas:
- Pratique o controle emocional: estamos diariamente expostos a inúmeras situações desagradáveis e, através da autoanálise, é possível observar as próprias reações e buscar a melhoria contínua. Outra maneira de manter o controle emocional é se afastar daquilo que está causando a má reação. Entenda: isso não é fugir do problema e sim dar tempo ao tempo, para poder tomar decisões/ações melhores, com calma e racionalidade;
- Comece o dia fazendo aquilo que te faz bem: muitas vezes nos permitimos acordar no piloto automático e já começamos o dia cumprindo tarefas. No entanto, é mais saudável dedicar as primeiras horas do dia para uma rotina pessoal que traga leveza e satisfação para começar a rotina profissional;
- Não se cobre tanto: O síndico é movido por resultados e sofre pressão durante todo o dia e, apesar das inúmeras exigências, é importante ter a consciência de que somos humanos e de que temos limitações. Não permita que a excessiva cobrança alheia, tire a sua paz ou te impeça de enxergar as reais prioridades.
Que essa teoria e esses princípios te levem a ponderar o impacto das suas reações e o impulsionem para um desenvolvimento pessoal.
Letícia Duarte | Síndica Profissional e Mentora de Síndicos