Síndicos como anda o sistema de separação dos Resíduos dos seus condomínios?
Antes de mais nada, o consumo desenfreado aliado ao aumento da expectativa de vida contribui potencialmente para o aumento da produção de lixo. Segundo dados do IBGE (2018), a quantidade de lixo produzida por pessoa no Brasil é um problema. São aproximadamente 383 kg por ano ou 1,04kg por dia. Quase metade das 5570 cidades brasileiras não tem um plano integrado para o manejo do lixo. O Brasil produz 64 milhões de toneladas de lixo diariamente, sendo que 24 milhões são descartados de forma inadequada.
Além disso, os maus hábitos do consumo desenfreado da sociedade produzem degradação ambiental. Ainda mais, a indústria produz cada vez mais itens para atender a demanda da sociedade consumidora, o que implica em uma maior produção de embalagens, gasto de energia etc.
Pequenas ações diárias podem impactar de maneira colossal na preservação do meio ambiente. As pessoas podem exercer cidadania de formas diferentes.
Descarte – Coletas Seletivas
Mesmo com a normativa dos bombeiros de desobstruir rotas de fuga em condomínios, lugar onde seria mais confortável para o morador fazer seu descarte, enquanto a gestão do condomínio, podem adotar medidas de instrução aos funcionários, programar locais e lixeiras com identificação, fazer funcionar o sistema de resíduos sólidos, informar os moradores referente aos dias de coleta seletiva, estimular cada pessoa do condomínio a fazer corretamente o descarte de seus lixos.
Ao passo que, por falta de engajamento, temos coleta seletiva todos os dias apenas no centro de Balneário Camboriú na parte da manhã. Por outro lado, infelizmente nos bairros próximos do centro, a coleta seletiva é um dia sim e outro não. Isto é, especialmente na temporada de verão, onde o número de pessoas é exorbitante gerando aumento significativo de resíduos. O ideal seria que a coleta seletiva passasse todos os dias em todos os bairros.
Portanto, precisamos nos preocupar e começar com as pequenas ações dentro de casa, educando por meios de exemplos para nossas crianças, já adotarem um comportamento sustentável. Além disso, se consumirmos mais produtos orgânicos, além de diminuirmos a quantidade de lixo que demora muitos anos para se decompor, teremos uma vida mais saudável, viveremos mais e melhor. Acredito que podemos fazer a diferença.
O panorama do lixo no Brasil – clique aqui e confira a matéria
Coleta e descarte de óleos em condomínios – clique e saiba mais
Assista também nossos vídeos no canal Condtv – Condomeeting