A recente Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE) marca um avanço importante na busca por parâmetros mínimos de segurança contra incêndio.
Seu objetivo é orientar os Corpos de Bombeiros e profissionais envolvidos na construção civil, eletromobilidade e gestão condominial sobre os novos riscos trazidos pelos veículos elétricos e suas estações de recarga.
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O que estabelece a nova diretriz?
Do ponto de vista elétrico, a diretriz estabelece que as instalações devem seguir normas consolidadas como a NBR 5410, NBR 17019 e NBR IEC 61851-1, permitindo apenas modos de recarga 3 e 4. Entre os requisitos obrigatórios estão:
- pontos de desligamento manual próximos às estações;
- disjuntores identificados em quadro de distribuição;
- corte de energia em emergência;
- sinalização adequada.
No aspecto preventivo, destacam-se as exigências de sistemas de detecção de incêndio. Por exemplo, chuveiros automáticos (dimensionados como risco ordinário 2), extração mecânica de fumaça e garantia de resistência ao fogo mínima de 120 minutos nas áreas de garagem. Para edificações que contam apenas com ventilação natural, parte das exigências pode ser flexibilizada.
Exigências para edificações novas
Além disso, a diretriz também faz distinção entre edificações novas e existentes. As novas deverão incorporar, desde a fase de projeto, sistemas completos de proteção. Já as edificações existentes terão prazos definidos pelos entes federativos para se adequar às novas exigências, de acordo com as condições e realidades locais.
No entanto, os itens relacionados às instalações elétricas terão aplicação imediata após a vigência do documento. Dessa forma, é importante salientar que, até o momento, não existem instruções normativas detalhadas que tratem todos os cenários de risco envolvendo SAVE.
Assim, a responsabilidade técnica, a gestão de riscos e a aplicação criteriosa das normas elétricas e de segurança contra incêndio permanecem centrais para garantir a integridade de pessoas e patrimônios.
Por fim, este movimento demonstra que os estacionamentos deixam de ser espaços meramente auxiliares, tornando-se protagonistas na agenda da segurança contra incêndio diante da mobilidade elétrica.
Gilmar Rafael Otto | Engenheiro Eletricista

Nova diretriz: Garagens com carregadores de veículos elétricos