Síndicos! Este profissional fixo no condomínio atenderá com mais rapidez as ‘manutenções corretivas e preventivas


De antemão, podemos dizer que dificilmente tenha algum síndico que nunca passou por situações delicadas na área de manutenção condominial, muitas infelizmente acontecem a noite ou nos finais de semana.

Frequentemente os problemas em bombas, válvulas redutoras de pressão, disjuntores, portões, câmeras, válvulas de retenção e vazamentos são os mais comuns e que deixam os síndicos de “cabelo em pé”. 

O faz-tudo do condomínio

A saber, o Manutencista Condominial é um profissional que executa ‘serviços de manutenção’ elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria, alvenaria, instalando peças, componentes e equipamentos, consertando vidros e fachadas, limpando recintos e acessórios e tratando de piscinas.

Rigorosamente falando, os manutencistas devem trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. É importante que o Síndico cumpra as Normas Regulamentadoras (NR´s) e forneça cursos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para que os profissionais estejam aptos a realizar as atividades com segurança.

Segue alguns Cursos necessários para a atuação de acordo com as Normas regulamentadoras:

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

NR 35 – Trabalho em Altura

Vantagens financeiras

Logo, a maior vantagem está na área financeira. Muita das vezes contratar empresas para realizar manutenções preventivas ou corretivas tem um custo muito mais alto, do que contratar um manutencista orgânico (dentro do quadro de funcionários) ou terceirizado.

Dessa forma, com um profissional fixo no condomínio, os serviços de manutenção corretiva são realizados com maior rapidez e as preventivas com maior atenção, principalmente pelo fato do manutencista conhecer a estrutura do condomínio.

Plano de Manutenção

Definitivamente, uma observação importante aos meus queridos síndicos e síndicas, não adianta ter um manutencista no condomínio e não ter um ‘plano de manutenção’ bem definido com check-list de atividades de verificações diárias, cronograma de trabalho, além de materiais, produtos e equipamentos sobressalentes.

Por isso, no condomínio que sou Gestor temos dois profissionais de manutenção contratados, que realizam diversas atividades como:

Pintura, troca de lâmpadas, demarcação de pisos, além das atividades acima citadas, o que melhora a qualidade dos serviços e reduz custos ao condomínio.

Saulo Félix – Gestor Condominial

 Palestrante e Fundador da Folha Condominial

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

Nossos vídeos no youtube condomeeting: https://condomeeting.com.br/saiba-como-fazer-a-desinfeccao-preventiva-das-areas-comuns-do-condominio/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EK0JSxh1UcQ&t=757s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/